


A saúde de Arujá deu um importante passo nesta quarta-feira (2) com a entrega de três modernos aparelhos de ultrassonografia da marca Samsung, considerados entre os melhores existentes, e uma cabine de audiometria completa, com equipamentos como imitanciômetro e impedanciômetro, capazes de diagnosticar patologias, inclusive no ouvido médio. Os equipamentos foram doados por meio de uma parceria público-privada com o Lions Clube de Arujá, que investiu 100 mil dólares na aquisição dos aparelhos.
Apesar de a ultrassonografia ser uma atribuição do Estado, Arujá agora contará com atendimento direto na rede municipal: além do aparelho já existente na UBS Centro, a cidade passa a ter um equipamento na UBS Jardim Fazenda Rincão e dois na UBS Barreto. Os aparelhos são capazes de realizar exames com Doppler, ultrassonografia vaginal, trans-retal, entre outros, o que vai reduzir significativamente o tempo de espera por exames no município.
Na área de audiologia, a cidade também comemora a chegada de uma cabine de audiometria que permitirá a realização, com mais celeridade, de testes auditivos. O espaço conta com modernos aparelhos voltados ao diagnóstico preciso de doenças no ouvido.
As novas salas de exames foram nomeadas em homenagem a figuras importantes do Lions Clube de Arujá: a sala do Jardim Rincão leva o nome de Reinaldo Neves Madeira, que foi presidente do Lions Arujá e governador do distrito; a do Barreto homenageia Ourides Medeiros, também presidente do Lions Arujá e governador do distrito; e a sala de audiometria, localizada no Jardim Planalto, recebeu o nome da domadora Cléria Anunciato, esposa do fundador do Lions Clube de Arujá, Januário Anunciato, também presidente e governador distrital.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Camargo, vice-prefeito Rodolfo Machado, do atual presidente do Lions Arujá, João Anunciato, do atual governador do Lions, Murilo Noronha, e dos ex-governadores João Claudino e Juventino Borges, além do secretário de Saúde, Leonardo Reis, do secretário de Educação, Aldo Menezes, de Ana Poli, da Secretaria da Mulher, da maioria dos vereadores de Arujá, membros do Lions Clube de Arujá e representantes da sociedade civil.