Projeto de Paulinho Maiolino é destaque na prevenção do câncer bucal

O compromisso incansável do vereador Paulinho Maiolino (PSD) com a causa dos pacientes com câncer ganhou destaque na cidade de Arujá e no Alto Tietê. Maiolino, vereador pioneiro ao levantar a bandeira da luta contra o câncer na cidade, viu seu projeto de lei 175/2023 ser aprovado pelo Plenário e sancionado pelo prefeito, resultando na criação da Lei Municipal nº 3588.
A nova legislação estabelece a Semana de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca no calendário municipal, a ser realizada anualmente na primeira semana de novembro. Um marco significativo para a cidade e um passo crucial na conscientização sobre os riscos do câncer oral.
O projeto, agora lei, coloca em evidência o papel dos dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Arujá, que serão fundamentais na execução das ações de mobilização e conscientização planejadas para a Semana. O foco é disseminar informações cruciais sobre a doença, promovendo o diagnóstico precoce e facilitando o intercâmbio entre profissionais especializados.

Paulinho Maiolino destaca a importância da informação e prevenção como estratégias essenciais no combate ao câncer de boca. Ele ressalta que, quando identificado precocemente, as chances de cura da doença atingem impressionantes 95%. No entanto, se o quadro se agrava e sintomas como dificuldade de mover a língua surgem, esse índice cai para 45%.
Na justificativa à proposta, o vereador salientou a necessidade de o Poder Público desenvolver políticas públicas direcionadas à promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal. O impacto social e de saúde pública torna imperativo o investimento em iniciativas que possam elevar a consciência da população e garantir um enfrentamento eficaz contra o câncer de boca.
O coordenador da odontologia da Secretaria de Saúde, Dr. Felipe Dinis, expressou seu agradecimento ao vereador Maiolino pela iniciativa. “Este projeto é um passo importante para a prevenção do câncer bucal em nossa comunidade. Agradeço ao vereador Maiolino por seu comprometimento e sensibilidade ao apresentar e aprovar essa proposta, que certamente terá impactos positivos na saúde bucal de nossa população.”
Em resposta, o vereador Paulinho Maiolino expressou sua gratidão, afirmando: “Agradeço ao prefeito Dr. Camargo, ao secretário de saúde, Dr. Leonardo Reis, e ao Felipe Dinis pela presteza em executar esse projeto em favor da prevenção do câncer bucal. Essa parceria entre Legislativo e Executivo é fundamental para implementar ações que realmente beneficiem nossa comunidade.”
A iniciativa de Paulinho Maiolino, que já teve diversos projetos aprovados para ajudar pessoas com câncer desde sua entrada para o Legislativo, em 2017, representa um marco no cenário local, destacando Arujá como referência na prevenção do câncer bucal e servindo de exemplo para outras localidades. O trabalho incansável do vereador demonstra como a atuação política comprometida pode impactar positivamente a saúde e o bem-estar da comunidade.

Compartilhar

Mais notícias

CONDEMAT reforça solicitação por ações emergenciais para enchentes na região

Prefeitos do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê estiveram na última quarta-feira (01/03) na sede do […]

Arujá sedia 37ª edição do Torneio Acrilex; Beisebol de Mogi foi campeão da Chave Ouro

Nos dias 24 e 25 de junho, a categoria pré-infantil (atletas de até 10 anos) do Bunkyo Mogi Beisebol conquistou […]

Prefeitura de Arujá leva Setembro Amarelo às escolas

Alunos da Escola Estadual Professora Maria Isabel Neves Bastos, no Jardim Renata, em Arujá, participaram na última quarta-feira (13) da […]

Polícia Civil de Arujá liberta vítimas de roubo mantidas reféns dentro de carro

Um rapaz de 19 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Arujá na tarde desta sexta-feira (30) no […]