Projeto de Paulinho Maiolino é destaque na prevenção do câncer bucal

O compromisso incansável do vereador Paulinho Maiolino (PSD) com a causa dos pacientes com câncer ganhou destaque na cidade de Arujá e no Alto Tietê. Maiolino, vereador pioneiro ao levantar a bandeira da luta contra o câncer na cidade, viu seu projeto de lei 175/2023 ser aprovado pelo Plenário e sancionado pelo prefeito, resultando na criação da Lei Municipal nº 3588.
A nova legislação estabelece a Semana de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca no calendário municipal, a ser realizada anualmente na primeira semana de novembro. Um marco significativo para a cidade e um passo crucial na conscientização sobre os riscos do câncer oral.
O projeto, agora lei, coloca em evidência o papel dos dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Arujá, que serão fundamentais na execução das ações de mobilização e conscientização planejadas para a Semana. O foco é disseminar informações cruciais sobre a doença, promovendo o diagnóstico precoce e facilitando o intercâmbio entre profissionais especializados.

Paulinho Maiolino destaca a importância da informação e prevenção como estratégias essenciais no combate ao câncer de boca. Ele ressalta que, quando identificado precocemente, as chances de cura da doença atingem impressionantes 95%. No entanto, se o quadro se agrava e sintomas como dificuldade de mover a língua surgem, esse índice cai para 45%.
Na justificativa à proposta, o vereador salientou a necessidade de o Poder Público desenvolver políticas públicas direcionadas à promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal. O impacto social e de saúde pública torna imperativo o investimento em iniciativas que possam elevar a consciência da população e garantir um enfrentamento eficaz contra o câncer de boca.
O coordenador da odontologia da Secretaria de Saúde, Dr. Felipe Dinis, expressou seu agradecimento ao vereador Maiolino pela iniciativa. “Este projeto é um passo importante para a prevenção do câncer bucal em nossa comunidade. Agradeço ao vereador Maiolino por seu comprometimento e sensibilidade ao apresentar e aprovar essa proposta, que certamente terá impactos positivos na saúde bucal de nossa população.”
Em resposta, o vereador Paulinho Maiolino expressou sua gratidão, afirmando: “Agradeço ao prefeito Dr. Camargo, ao secretário de saúde, Dr. Leonardo Reis, e ao Felipe Dinis pela presteza em executar esse projeto em favor da prevenção do câncer bucal. Essa parceria entre Legislativo e Executivo é fundamental para implementar ações que realmente beneficiem nossa comunidade.”
A iniciativa de Paulinho Maiolino, que já teve diversos projetos aprovados para ajudar pessoas com câncer desde sua entrada para o Legislativo, em 2017, representa um marco no cenário local, destacando Arujá como referência na prevenção do câncer bucal e servindo de exemplo para outras localidades. O trabalho incansável do vereador demonstra como a atuação política comprometida pode impactar positivamente a saúde e o bem-estar da comunidade.

Compartilhar

Mais notícias

Escola Técnica Municipal Arujá terá cursos no período noturno

A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, passará a ofertar, na Escola Técnica Municipal de […]

Escola Técnica Municipal de Empreendedorismo 4.0 sedia seu primeiro evento

Na última quarta-feira (19), a Escola Técnica Municipal de Empreendedorismo 4.0 sediou seu primeiro evento. Trata-se do TechDay, um dia […]

Moradora do Jardim Rincão é a escolhida na segunda edição do Mãe Poderosa

Na última sexta-feira (19), em uma noite de muita emoção, a vencedora da segunda edição do concurso Mãe Poderosa teve […]

Arujá 171 anos celebrando as conquistas do trabalho ao longo de dois anos e meio

Não só comemorar o aniversário de Arujá que neste dia 8 de junho celebra seus 171 anos de história e […]