A Secretaria de Segurança Pública de Arujá recebeu, nesta terça-feira (11), os 23 novos agentes que irão compor a CGM da cidade, que priorizará rondas escolares no entorno das unidades escolares municipais, estaduais e particulares de Arujá.
Com essa convocação, a Prefeitura de Arujá amplia em 50%, o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) na cidade.
Além disso, a administração municipal já implementou o botão de pânico, via aplicativo “153 Cidadão”, em todas as escolas do município, sejam públicas ou privadas, conectando em tempo real as unidades com as equipes da GCM.
Atualmente, são 51 membros na corporação, sendo 46 homens e cinco mulheres. Agora, com a vinda dos novos agentes de segurança, mais quatro mulheres passarão a integrar a corporação.
O chefe do Executivo Municipal falou sobre a ação durante o anúncio da chegada dos novos GCMs convocados após concurso público, na manhã desta terça, na sede da Guarda Municipal, ao lado do secretário municipal de Segurança, Washington Adami, do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Arujá, Diego Oliveira, e do vereador e GCM Uelton Almeida.
Conforme informou o prefeito, Dr Luís Camargo, na semana passada foram visitadas as 50 unidades de educação municipal, aferindo eventuais pontos de acesso vulnerável, providenciando-se as medidas necessárias de ajuste.
O prefeito assinou também o Decreto 8.201 de 10 de abril de 2023, que dispõe sobre a regulamentação e cria procedimentos de segurança nas unidades das redes municipal, estadual e particular de ensino da cidade. O documento já está publicado no Diário Oficial do Município e pode ser acessado esse link.
Entre as medidas fica estabelecida a obrigatoriedade de manter-se fechados os portões e demais pontos de acesso aos prédios e áreas afins das unidades escolares durante suas atividades; fica autorizada a entrada e permanência nas escolas somente de pessoas devidamente identificadas; os servidores e prestadores de serviços deverão portar crachá com foto e seus dados; será autorizada a saída de aluno só mediante autorização expressa do responsável legal, inclusive indicando, se for o caso, a pessoa designada para este fim (no que tange aos transportadores escolares). A Secretaria Municipal de Educação também deverá oficiar, imediatamente, as escolas, sejam elas públicas ou privadas, do cumprimento do decreto, bem como solicitar aos transportadores escolares a apresentação da autorização para o transporte dos estudantes.
O prefeito complementou que a Prefeitura criou, junto às Secretarias Municipais de Educação e de Segurança o PPCE (Procedimento Padrão em Caso de Emergência). “Trata-se de um curso que será ministrado pela nossa Secretaria de Segurança, junto a todos os servidores das unidades da Educação, orientando-os para o modo correto de agir em situações de contingência, sejam elas quais forem, inclusive no cumprimento à Lei Lucas (sancionada em 2018 e válida para todo o Brasil, para que as escolas públicas, privadas e espaços de recreação infantil estejam aptas para atendimentos de primeiros socorros), por exemplo”.
Dr Camargo finalizou com um apelo para que, em caso de dúvida, os munícipes não propaguem “fake news” ou informações que não sejam oficiais. “Precisamos acalmar a população, pois há muitos boatos e trotes que não condizem com a verdade. Vamos juntos combater as notícias falsas e acolher nossos alunos da melhor forma possível, transmitindo-lhes tranquilidade, que é o que mais precisamos nesse momento”.
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