Prefeitura de Arujá dá início à campanha ‘Outubro Rosa: precisamos tocar nesse assunto!’

Anualmente, em outubro, ocorre o Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama, o Outubro Rosa, e a Prefeitura de Arujá preparou a campanha “Precisamos Tocar Nesse Assunto”, que ocorrerá nos dias 07 e 21. Por meio das equipes da Secretaria Municipal de Saúde serão desempenhados exames de mamografia e papanicolau, além de avaliações odontológicas em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Arujá, das 8 às 16 horas.
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil apresenta 66,54 novos casos a cada 100 mil mulheres. Isso mostra que a campanha de conscientização sobre o câncer de mama é de suma importância para que haja prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreamento da doença.
Para a realização dos exames a paciente deve apresentar RG e Cartão SUS; ter realizado os últimos exames há, no mínimo, um ano; suspender atividades sexuais por 72h (antes do procedimento; não utilizar pomada vaginal e/ou ducha íntima por 48h (antes do procedimento) e não estar no período menstrual.

Confira o cronograma:
Dia 07/10:

UBS Parque Rodrigo Barreto (Rua Pedro Severino Martins, 231);
UBS Mirante (Estrada do Kondo, 712);
UBS Jardim Emilia (Rua Oscar Schiavon, 391).

Dia 21/10:
UBS Pilar (Rua Tailor do Nascimento, 230);
UBS Jardim Real (Rua São Paulo, 675);
UBS Jardim Fazenda Rincão (Avenida Benedito Manoel dos Santos, 1300);
UBS Nova Arujá (Avenida São Lucas, 310).
*NÚMEROS DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA 2022
Nesta mesma época, no ano passado, a Prefeitura de Arujá realizou a campanha em prol do Outubro Rosa e, segundo a Saúde do município, foram realizados 1.251 atendimentos, sendo 150 odontológicos, 273 mamografias e 828 coletas de papanicolau.

Compartilhar

Mais notícias

PM apreende 10 máquinas caça-níqueis na rodoviária de Arujá

Na manhã de ontem (10), a Polícia Militar de Arujá realizou uma operação que resultou na apreensão de 10 máquinas […]

Rede Tourém promove Dia D para apresentar qualidade do combustível aos clientes

Reafirmando o compromisso de oferecer combustíveis de qualidade para seus clientes, a rede de postos de combustíveis Tourém realizou ontem […]

GCM de Itaquá apreende 2,7 mil invólucros de drogas em casa bomba

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba apreendeu, na última terça-feira (9), no bairro Vila Sônia, cerca de 2,7 mil […]

Domingo é Dia D de Multivacinação: gripe, Covid-19 e atualização vacinal

Das 8h às 15h deste domingo (04), vacine-se contra a gripe e a Covid-19, além de fazer a atualização vacinal […]