Na noite da última sexta-feira (17) aconteceu a entrega do “Prêmio Mulheres de Negócios 2023”, uma realização da Prefeitura de Arujá, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e com o apoio da Câmara Municipal. O evento aconteceu no Plenário “Vereador João Godoy”, localizado na rua Rodrigues Alves, 51, Centro. No salão da Casa Legislativa foram expostos os quadros com o histórico das 10 finalistas que receberam a premiação.
A cerimônia teve início com a composição da mesa solene, que foi composta pelo chefe do Executivo Municipal, Luis Camargo, o Dr Camargo, pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Clau Camargo, pelo presidente da Câmara Municipal de Arujá, Abelzinho, pela vereadora e procuradora especial da mulher do Poder Legislativo, Cris do Barreto, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Carlos, pela representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paula Farias e, por fim, pela psicóloga e palestrante da noite, Camila Britto.
O prefeito parabenizou todas as mulheres pelos trabalhos desenvolvidos e relembrou a história de sua mãe que, desde jovem, atuou como empreendedora. “De fato, o trabalho da mulher é algo inigualável. Eu sou filho de uma mulher empreendedora. Eu aprendi, desde cedo, a força da mulher. Minha mãe sempre foi a provedora da casa e, já na década de 70, ela procurava ser criativa, trabalhava como telefonista em uma companhia telefônica, era cabeleireira e costureira também. É uma honra estarmos nesta noite com vocês”. E complementou: “O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino (celebrado em 19 de novembro) é uma data que precisamos sempre comemorar. Em Arujá, temos cerca de 5 mil microempreendedores e 48% são mulheres. Vocês geram emprego e renda, fazem a nossa cidade crescer. Fica aqui meus parabéns para essas mulheres incríveis”.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, parabenizou as finalistas e agradeceu a parceria entre a Prefeitura de Arujá e o Sebrae, que possibilita a oferta de cursos de qualificação para as mulheres, fortalecendo o empreendedorismo feminino na cidade. “Como presidente do Fundo Social de Solidariedade, é um orgulho imenso estar aqui. Vocês, mulheres empreendedoras, trazem orgulho para nós. No Fundo Social ofertamos cursos de qualificação profissional para que as pessoas tenham sua própria renda, buscando emancipar o cidadão arujaense e a maioria das pessoas que nos procuram são mulheres. Isso mostra a força da mulher, do trabalho feminino”.
Clau Camargo ressaltou que o Sebrae tem ajudado o Fundo Social de Solidariedade e toda a Prefeitura, por meio dos cursos de qualificação profissional. “A gente sabe o quanto é difícil ser mulher e ser empreendedora, mas precisamos acreditar. Vocês estão de parabéns. Estou imensamente feliz. Vamos sempre apoiar para que continuem acreditando em vocês”.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Carlos, falou sobre o empreendedorismo feminino no Brasil e sobre o investimento que a Prefeitura tem feito na capacitação dos arujaenses. “O Brasil registra hoje um grande número de mulheres empreendedoras. Aliás, elas estão em todos os segmentos da economia brasileira. Queria destacar que, neste ano, a Prefeitura fez um investimento nunca visto na história de Arujá, visando a qualificação de profissionais e, especialmente, na área do empreendedorismo. O empreendedorismo feminino enriquece a economia e tira as pessoas da pobreza. As mulheres que foram aqui indicadas representam milhares de empreendedoras e inspiram as pessoas para que busquem uma vida melhor. Parabéns a todas”.
A vereadora Cris do Barreto, a pedido do presidente da Câmara, Abelzinho, discursou em nome do Poder Legislativo. Na oportunidade, a parlamentar agradeceu o apoio da Prefeitura, falou sobre o projeto “Mulheres que Inspiram” e parabenizou as homenageadas. “Na Câmara Municipal de Arujá temos uma Procuradoria e, junto com a primeira-dama, a Clau Camargo, e a Dra. Camila, fazemos parte de uma rede de proteção à mulher arujaense. Nesta Casa, temos um quadro chamado ‘Mulheres que Inspiram’. As mulheres que inspiram são mulheres como nós. Mulheres empreendedoras como vocês que, ao lado de suas famílias, saem para trabalhar e fazem a nossa cidade crescer. Então, parabéns a vocês por tudo que fazem”.
A procuradora especial da mulher na Câmara pontuou: “Mulher empreendedora é aquela que está dentro da sua casa, fora da sua casa, fazendo com que o nosso município evolua. Vocês têm aqui um lugar acolhedor, que representa todas vocês”.
Após os discursos, a psicóloga Camila Britto realizou a palestra “Mulheres e o Empreendedorismo”, abordando temas como as dificuldades das mulheres nesse setor, o perfil das mulheres empreendedoras e características do empreendedorismo feminino. Na sequência, aconteceu a entrega do Prêmio “Mulheres de Negócios”.
Mais notícias
Arujaense Everton Ribeiro é escalado para Copa do Mundo no Catar
O técnico Tite anunciou ontem (07), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, os 26 jogadores que vão defender […]
Projeto Itinerante “Circuito Cultural” chega ao Parque Centenário neste domingo (16 de abril), com diversas opções de lazer gratuitas
Entre as atrações estão: oficinas culturais com pintura facial, esculturas de bexiga, desenhos para colorir e pintar, brinquedos infláveis, oficinas […]
CCR RIOSP assume compromisso de melhorar a manutenção do acesso aos bairros
Em reunião virtual com engenheiros e gerentes da CCR RioSP, responsáveis pelo trecho da rodovia que corta Arujá, foi assumido […]
PRF apreende mais de 90 cigarros eletrônicos em Santa Isabel
Na última quarta-feira (23), por volta das 18 horas, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu ordem de parada […]