Prefeitura de Arujá realiza palestra do Agosto Lilás para comerciantes da praça gastronômica

A Prefeitura de Arujá, por meio da Diretoria da Mulher, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Guarda Civil Municipal (GCM), promoveu, na tarde desta segunda-feira (11), uma palestra especial dentro da campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade pelo fim da violência contra a mulher.
O encontro foi direcionado aos comerciantes da Associação da Praça Gastronômica de Arujá (APGA), Avenida Amazonas, com a proposta de aproximar esse importante segmento da comunidade das políticas públicas de proteção e prevenção. A iniciativa também buscou fortalecer a rede de apoio, incentivar a divulgação e utilização dos canais oficiais de denúncia e destacar o papel de cada cidadão no combate à violência de gênero.
A diretora da Mulher, Ana Poli, destacou que a campanha busca não apenas conscientizar, mas também mobilizar a comunidade no enfrentamento à violência. “Por estarem em contato direto com a população, os comerciantes têm potencial para se tornarem multiplicadores de informações, levando orientações e canais de denúncia a seus clientes, funcionários e redes de contato”, ressaltou.
Durante o encontro, Andrea Barros, coordenadora do CREAS, explicou o funcionamento da rede socioassistencial e dos serviços especializados no atendimento a mulheres em situação de violência.
Representando a APGA, Fúlvia Simmette afirmou que a iniciativa foi recebida com muito entusiasmo pelos comerciantes, pois é a primeira vez que sentiram que suas demandas e opiniões foram ouvidas e valorizadas. Para ela, a aproximação com o poder público fortalece a confiança e incentiva o engajamento em causas sociais.
Encerrando as apresentações, GCM Lucena, integrante da Patrulha Maria da Penha, apresentou o aplicativo 153, ferramenta criada para agilizar o acionamento da Guarda Civil Municipal e ampliar a segurança das mulheres com medidas protetivas ou em situação de risco.
O app permite o envio de um alerta imediato à GCM com apenas um toque no celular, informando a localização em tempo real e garantindo resposta rápida das equipes. A plataforma também oferece informações sobre canais de denúncia e orientações de segurança.
Com essa ação, a Prefeitura de Arujá reafirma seu compromisso com a prevenção, o enfrentamento e a eliminação de todas as formas de violência contra a mulher, ressaltando que o engajamento de diferentes setores da sociedade é essencial para promover mudanças efetivas e assegurar segurança e dignidade a todas.

Compartilhar

Mais notícias

Abelzinho destina R$ 272,8 mil para reforma da UBS do Jardim Real

O vereador Abelzinho (PL) elegeu a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Real como prioridade na área […]

Camarada Camarão abre restaurante no Mogi Shopping com pratos inspirados no litoral nordestino

Com um investimento significativo de R$ 5 milhões, o Camarada Camarão inaugurou no último dia 28, um novo restaurante no […]

Fundo Social de Itaquá entrega móveis e eletrodomésticos para 27 famílias afetadas pelas enchentes

O Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba entregou, nesta sexta-feira (21), móveis e eletrodomésticos para 27 famílias afetadas pelas chuvas […]

Festival de Outono Akimatsuri começa neste sábado (08) com diversas atrações típicas japonesas

O Festival de Outono Akimatsuri começa neste sábado (08), em Mogi das Cruzes, com a proposta de trazer um pedacinho […]