Prefeitura entrega Centro de Monitoramento e Controle de Endemias

Na útima quinta-feira (27), a Prefeitura de Arujá entregou mais um reforço no combate à dengue: o Centro de Monitoramento e Controle de Endemias. A nova unidade funciona agora na rua Bahia, 343, na área central (próximo ao CAPS ll), e será responsável por controlar e monitorar todas as endemias (doenças que circulam na região e são transmitidas por vetores, como mosquitos e outros insetos).
Sob o “guarda-chuva” da Secretaria Municipal de Saúde, este importante setor também define os tipos de ações e locais onde ocorrerão as ações, com base em conhecimentos científicos, como análise do cenário epidemiológico, por meio de mapas de dispersão dos vetores e da doença no município e monitoramento de locais estratégicos (borracharias, depósitos de recicláveis, hospitais, unidades de saúde, etc.), que possam aglomerar pessoas doentes ou pontos de reprodução dos insetos vetores.
As equipes realizam visitas casa a casa com a presença dos agentes de endemias, nebulização nas residências, retirada de pneus, análise de larvas e outras espécies, por microscópio, estudo de avaliação de densidade larvária, estudo epidemiológico da evolução e dispersão da dengue e do Aedes aegypti.
“A atuação dessa equipe é realmente impressionante, pois, somente nos últimos três anos e meio foram feitas mais de 221 mil visitas em imóveis, o que significa que nossos agentes de combate a endemias bateram na porta de mais de 220 mil imóveis, um a um, e esse é um número bastante expressivo. Também foram feitas mais de 21 mil nebulizações; 677 toneladas de pneus recolhidos; 8,4 mil ‘leituras’ de larvas e mais de 4,2 mil denúncias atendidas”, pontuou o prefeito Luis Camargo, o Dr Camargo.
Já para o secretário municipal de Saúde, Leonardo dos Reis, é uma satisfação poder entregar um equipamento para a população e, ainda, dar melhor comodidade para a equipe. “Antes, essa equipe de endemias, de 30 pessoas, tinha apenas uma sala de 3x5m². Hoje, esta sala passa a ser apenas o nosso laboratório e essa sede nova a nossa base de combate”, comentou o secretário da pasta.
O prédio, que passou por reforma coordenada pela Secretaria Municipal de Obras, conta com laboratório, administração, sala de reunião, almoxarifado, sanitário acessível, masculino e feminino, recepção, vestiários masculino e feminino, sala de materiais e equipamentos e depósito de materiais de limpeza.
Estiveram presentes, além do prefeito e do secretário da pasta de Saúde, o vice-prefeito Betinho, vereadores, o diretor da Vigilância em Saúde, Fábio Prianti, e a equipe que ocupará o prédio do Centro de Monitoramento e Controle de Endemias. A Secretaria Municipal de Cultura também apoiou a cerimônia de apresentação do espaço, que contou ainda com o descerramento da placa inaugural.

Ranking de vacinação
Arujá está em 2º lugar, no estado de São Paulo, no ranking do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) na vacinação contra a dengue e sem óbitos registrados até o momento. Isso demonstra que ações têm sido conduzidas de maneira assertiva e gerando resultados com efetividade.
O município recebeu 2.343 doses (todas aplicadas) e mais 918 doses. Na última grade de vacinas, conforme informou a Saúde de Arujá, foram enviadas 1.000 doses para a segunda dose, sendo que, no total, foram recebidas 4.261 doses no total.
Já foram aplicadas 2.633 na primeira dose e 435 na segunda aplicação da vacina, ou seja, 3.068 doses.
A vacinação, aliada ao conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Arujá, culminaram na posição de destaque entre os 645 municípios do Estado.

Compartilhar

Mais notícias

Com emenda de Lucena, GCMA agora conta com viatura “Maria da Penha”

A Guarda Civil Municipal de Arujá (GCMA) agora vai contar com uma viatura específica para realizar a “Patrulha Maria da […]

Anvisa aprova extensão do uso pediátrico da CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos

Ontem (13), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, em reunião colegiada, a extensão de uso emergencial pediátrico da […]

Sabesp faz manutenção de emergência em adutora Arujá-Itaquaquecetuba

A Sabesp informa que realiza na madrugada desta sexta-feira (manutenção emergencial em adutora na Rodovia Alberto Hinoto, 1.201, no município […]

Enchente: passageiro de carro que caiu no Baquirivu é encontrado em Guarulhos

Na tarde de ontem (03), homens do Corpo de Bombeiros encontraram o corpo de Sandro Dias da Silva, de 36 […]