Atendimentos no Pró-Criança começam na segunda-feira (08)

Inaugurado na última quinta-feira (4), o Pró-Criança de Arujá começará a atender o público a partir das 7h de segunda-feira (08). O equipamento de saúde infantil será destinado ao atendimento de crianças de 0 a 12 anos incompletos (11 anos, 11 meses e 29 dias) .
O novo Pró-Criança de Arujá está localizado na rua Pedro de Toledo, esquina com a rua Carlos de Campos, na área central, perto do INSS (também inaugurado na atual gestão).
O Pró-Criança, que funcionará 24 horas todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, será referência em Pediatria. Ficarão à disposição da população pediatras diurnos e noturnos, além de um médico que acompanhará a evolução dos pacientes na observação ou emergência, equipe de enfermagem e demais funcionários. Serão gerados mais de 70 empregos indiretos e terá ainda assistente social e psicólogo no local, para realizar acolhimento especializado.
O espaço conta com 902m² de terreno, sendo que 528m² são de área construída. O prédio, totalmente acessível, dispõe de seis leitos de observação e dois leitos de emergência; três consultórios médicos; sala de curativo; sala de inalação; sala de triagem; recepção para 30 lugares; dispensário interno de medicamentos; sala de esterilização de materiais; sala de raio-x; almoxarifado; sala administrativa; refeitório; vestiários para funcionários e entrada exclusiva para ambulância estrategicamente posicionada próxima à sala de urgência.
Emocionado, o secretário municipal de Saúde, Leonardo dos Reis, agradeceu a colaboração de todo o time da pasta e a oportunidade, junto à administração municipal, de poder participar de um momento histórico na cidade. “Muitas pessoas tinham esse sonho no município, há muitos anos, mas foi nesse governo que ele se materializou. A criança tem necessidades diferentes dos adultos e ela precisa de um acolhimento especializado. Mais de 3,5 mil atendimentos pediátricos passavam por mês pelo PAM Barreto e agora esses pacientes vão passar pelo Pró-Criança. Então, esse equipamento único era mais do que necessário. A obra, inclusive, foi pensada de forma sustentável, pois tem energia fotovoltaica, com uma redução de até 40% com energia elétrica”, assinalou.
O deputado e presidente da Alesp, André do Prado, por sua vez, pontuou: “Quando um governante tem coragem de instalar um prédio como esse, merece uma salva de palmas. Porque Arujá já gasta 30% do seu orçamento com Saúde, que é o dobro do que a Constituição exige um município gastar. Isso demonstra que a Prefeitura e a Câmara priorizam a saúde nessa cidade, porque é aqui que o cidadão mora, é aqui que ele vai buscar socorro, no equipamento municipal. E Arujá, hoje, está tendo o privilégio de inaugurar esse prédio”.

Referência em Pediatria
Vale ressaltar que o Pró-Criança é um Pronto Atendimento Infantil, que irá ampliar e humanizar o serviço de Pediatria com equipe médica e de enfermagem especializada, atendendo de acordo com a classificação de risco realizada na chegada de cada paciente.
A unidade, cuja construção está orçada em R$ 3.339.115,78, teve verba oriunda de emenda parlamentar do então deputado federal Marco Bertaiolli (hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) e emendas impositivas enviadas para o custeio do equipamento, provenientes dos vereadores. O custo mensal estimado na manutenção do espaço está avaliado em R$ 1.119.644,20, com recursos próprios.
O Pró-Criança de Arujá será referência em Pediatria na região, concentrando todos os atendimentos. Deste modo, as crianças de 0 a 12 anos incompletos não precisarão mais serem encaminhadas até o Pronto Atendimento Central (PA) e nem para o Pronto Atendimento Municipal (PAM) do Barreto.
Para atendimento no Pró-Criança de Arujá bastará aos pais e responsáveis levarem os filhos com seus documentos pessoais (do adulto responsável e do menor) e o cartão do SUS da criança, lembrando que o equipamento passa a funcionar no próximo dia 8.

Compartilhar

Mais notícias

Prefeitura de Arujá capacita empreendedores para participarem de licitações públicas

Buscando oferecer oportunidade para os empreendedores locais, a Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promoveu […]

Preparativos para Expo Aflord de Arujá entram na reta final

A Aflord (Associação dos Floricultores da Região da Via Dutra) está finalizando os últimos detalhes da montagem da sua tradicional […]

Fundo Social promove café especial em comemoração ao Dia da Mulher

Olhares atentos, sorrisos nos lábios, cada qual com sua beleza única e sua história de vida, repleta de desafios e […]

Fomento à economia local está entre os planos da Secretaria de Desenvolvimento para 2023

Garantir a implementação de uma política de fomento à economia local é um dos projetos prioritários da Secretaria de Desenvolvimento […]