Saúde em números: mais de 57 mil atendimentos foram feitos no 1º quadrimestre de 2023

Balanço foi apresentado durante audiência pública de prestação de contas realizada em maio na Câmara de Arujá

Mais de 57 mil atendimentos foram prestados pelo Município à população de Arujá por meio das Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família da cidade no 1º quadrimestre de 2023.
Esse número engloba, além das consultas nas especialidades de pediatria, ginecologia, clínica geral e Mais Médicos, os atendimentos de enfermagem, psicologia clínica, nutrição e saúde bucal disponibilizados em sete equipamentos públicos de Atenção Primária da cidade – a USF Barreto, a USF Mirante, a USF Jardim Real, a UBS Nova Arujá, a UBSF Fazenda Rincão, a USF Jardim Emília e a UBS Vila Pilar.
De acordo com o relatório de prestação de contas apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde, a demanda na rede pública de saúde aumentou 12% se comparado ao último quadrimestre de 2022.
O secretário Leonardo Santos Reis comentou que esse resultado representa uma “retomada da saúde pós-Covid 19”. Ele falou aos vereadores no início da audiência pública realizada em maio na Câmara Municipal e aproveitou para fazer um balanço dos trabalhos.
Ainda no âmbito da assistência médica básica, o relatório da Saúde apresenta dados relacionados à Ouvidoria SUS, aos atendidos nos programas de combate ao tabagismo, DST Aids e equoterapia, consultas de fisioterapia, Estratégia Saúde da Família, entre outros.

Saúde da Família
As dez equipes da Estratégia Saúde da Família, compostas por 48 agentes comunitários, realizaram 82.952 visitas a residências. Desse total, 57.469 foram concretizadas; 25.320 foram registradas como ausentes e 163 recusaram a visita.
A orientação com foco na prevenção de doenças foi o principal motivo da visita dos agentes – 38.859 delas foram efetivas com esse intuito.

Saúde Mental
O número de pessoas atendidas pelo Ambulatório de Saúde Mental também foi maior nos primeiros quatro meses de 2023 (3241) se considerado o quadrimestre anterior (2.938). O levantamento engloba serviços de enfermagem, assistência social, psicologia e psiquiatria, sendo que esse último correspondeu a praticamente 50% da demanda – 1.619 atendimentos individualizados.

Faltas
A Central de Regulação agendou entre janeiro e abril desse ano um total de 4.505 consultas e 5.073 exames e computou uma ausência de 34,6% e 30,1% dos pacientes respectivamente. Em números, isso representa a ausência de mais de 3 mil pessoas aos agendamentos.

Transporte
A média de pacientes transportados de Arujá para outros municípios chegou a 1.756/mês. São Paulo e Mogi das Cruzes receberam o maior número de arujaenses em seus serviços de saúde.

Vigilância Epidemiológica
Cerca de 21 mil doses de vacinas foram aplicadas em Arujá. Desse total, 5.941 foram destinadas para combate à influenza. No mesmo período, 20.278 pessoas receberam vacinação contra COVID-19, sendo 7.210 a do tipo bivalente. Mais de 10 mil arujaenses tomaram a dose adicional – completando o esquema vacinal de três doses contra a doença.

Nascimentos e Mortes
Nasceram mais meninas do que meninos em Arujá no início de 2023. Foram 297 bebês do sexo masculino e 328 do sexo feminino.
Ainda constam do registro da Secretaria de Saúde 109 mortes em residências, sendo a principal causa as doenças do sistema circulatório – 25 casos. Em segundo lugar estão as neoplasias.
O relatório completo de prestação de contas pode ser conferido no link Transparência do site da Câmara de Arujá.
O documento ainda traz o balanço das finanças da pasta e as atividades das organizações sociais responsáveis pela gestão da Maternidade Municipal, do Pronto Atendimento Central e do PAM Barreto.

Compartilhar

Mais notícias

Abelzinho destina R$ 272,8 mil para reforma da UBS do Jardim Real

O vereador Abelzinho (PL) elegeu a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Real como prioridade na área […]

Prefeitura de Arujá apresenta o 1º dos 5 centros de educação infantil conveniado (CEICs) – período integral, que irão zerar a fila de espera por vagas em creches ainda este ano

Na tarde de ontem (22), a Prefeitura de Arujá, representada pelo prefeito Dr Camargo, a secretária municipal de Educação, Elaine […]

Vereadores Mirins farão primeira visita à Câmara na segunda-feira (27)

Os 15 alunos eleitos como Vereadores e Vereadoras Mirins em suas unidades de ensino farão uma visita à Câmara Municipal […]

Festival de Inverno de Guararema tem atrações culturais, atividades e muita comida boa

Iniciado na última sexta-feira (1) o Festival de Inverno foi um sucesso ao longo do primeiro final de semana e, […]