“Saúde nos Bairros” pelo Retiro levando atendimento para população afastada

De forma piloto, o prefeito de Arujá Luís Camargo (PSD) e sua equipe da Secretaria de Saúde liderada pelo médico Leonardo dos Reis, iniciaram na última quarta-feira (22) o “Saúde nos Bairros”. O serviço, que começou pelo Retiro onde moram cerca de 2 mil pessoas, levou atendimentos básicos previstos no Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Um furgão totalmente adaptado foi o consultório móvel para que a população, que compareceu em peso, pudesse ser atendida. Segundo o secretário de Saúde, no espaço são oferecidos atendimentos como: exame de coleta de Papanicolau, vacinação, agendamento de algumas consultas com especialistas, atendimento clínico, curativos, acolhimento da parte farmacêutica dentre outros.
“São auxiliares de enfermagem, enfermeiros, um médico e um socorrista que integram essa equipe de atendimento que é coordenada pela diretora Luciana, o secretário adjunto de Saúde, Danilo, o secretário Clovis e por mim”, ressaltou doutor Leonardo.
Moradora do Bairro retiro há 27 anos, dona Luzia Rosangela classificou a iniciativa da Prefeitura como excelente. “Já teve esse serviço há alguns anos, mas, faz tempo que não tem. É muito bom, pois existem casos como o da dona Tereza, que há tempos não passa no médico”, enfatizou a moradora.
Falando sobre o novo serviço, Luís Camargo destacou que estava muito feliz em poder cuidar da saúde das pessoas. “Essa ação que estamos iniciando hoje é a ampliação da Estratégia de Saúde da Família para os bairros mais afastados, que irão receber toda semana a viatura da saúde para realizar atendimentos básicos. Essas comunidades mais afastadas, por diversos motivos acabam tendo dificuldades de levar as demandas, de fazer agendamentos etc. É um embrião ainda, pretendemos que se amplie muito mais, inclusive com ônibus da saúde”, destacou Camargo.
De acordo como prefeito, o “Saúde nos Bairros” passará pelo Jardim Josely, Portão, Chácaras Copaco e Penhinha.

Compartilhar

Mais notícias

Campanha de Doação de Sangue

Teve início nesta terça-feira (26), em Arujá, a 17ª Campanha de Coleta de Sangue organizada pelo Amigos de Arujá. A […]

Rede Tourém promove Dia D para apresentar qualidade do combustível aos clientes

Reafirmando o compromisso de oferecer combustíveis de qualidade para seus clientes, a rede de postos de combustíveis Tourém realizou ontem […]

Arujá conquista pela primeira vez o certificado da qualificação I do Programa Município Verdeazul (PMVA) 2021

O município de Arujá conseguiu, pela primeira vez, uma importante certificação na manhã desta segunda-feira (22) na sede da Secretaria […]

Segurança 4.0: Arujá terá 145 câmeras de monitoramento no 1º trimestre

Até março de 2023, Arujá deverá ter 145 câmeras de monitoramento em pleno funcionamento. A informação foi passada à imprensa […]