Vereadores aprovam instituição de atividade delegada

A Câmara de Arujá aprovou, por unanimidade, durante a última Sessão Ordinária de 2023, o PL 138/2023, de autoria do Poder Executivo, que trata da criação de gratificação por desempenho de atividade delegada para militares do Estado que atuam em Arujá.
A atividade delegada é um programa estadual no qual os policiais militares, em períodos de folga, são remunerados pela Prefeitura para atuarem no patrulhamento preventivo, na segurança de eventos, no atendimento a ocorrências e na fiscalização de comércios irregulares.
De acordo com o documento, o valor da gratificação ficará em 150% da UFESP por hora trabalhada no caso de ocupantes dos cargos de Coronel, Tenente-Coronel, Major, Capitão, 1º Tenente, 2º Tenente e Aspirante a Oficial e 130% da UFESP por hora trabalhada no caso de Subtenente, 1º Sargento, 2º Sargento, 3º Sargento, Cabo e Soldado.
O pagamento da atividade delegada custará pouco mais de R$ 30 mil/ano aos cofres públicos do Município, de acordo com impacto financeiro inserido no projeto.
O objetivo da implementação da atividade delegada, segundo o prefeito, “é incrementar a segurança pública da cidade, reforçando o policiamento preventivo e oferecendo mais tranquilidade ao cidadão”. A atividade delegada é criada a partir de convênio firmado entre a Secretaria Pública do Estado e o Município.

Vetos
Ainda na Ordem do Dia foram votados e acatados pelo Plenário dois vetos do Prefeito a projetos de autoria legislativa. O primeiro, um veto parcial, dizia respeito ao PLL 181/2023, de autoria do vereador Paulinho Maiolino (PSD), que estabelece medidas para aprimorar o tratamento de câncer na rede pública. O projeto já se tornou Lei, mas com alterações em sua redação original em virtude do veto proposto pelo Prefeito; o segundo veto, dessa vez total, foi proposto ao PLL 209/2023, de iniciativa de Vinícius Pateta (Rede). A propositura assegurava às mulheres o direito de estarem acompanhadas durante consultas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde.
Em 1ª discussão foi discutido e aprovado pelos vereadores o PLL 221/2023, que dá nome de Domingos Oliveira Souza à quadra poliesportiva localizada no bairro do Limoeiro, de autoria de Paulinho Maiolino (PSD). Também foi incluído e aprovado em 1ª discussão e votação o PL 152/2023, de autoria do Poder Executivo – inicialmente inserido na pauta apenas para leitura. O PL trata de alterações no Protocolo de Intenções do Condemat, entre outras medidas.
Além disso, 26 indicações foram encaminhadas ao Executivo com sugestões de melhoria para a cidade e 12 requerimentos, com questionamentos à Prefeitura, lidos e aprovados pelos parlamentares.

Leitura
Cinco projetos foram lidos durante a 123ª Sessão Ordinária. São eles: o PL 152/2023, que trata de alterações no protocolo de intenções do Condemat, de autoria do Executivo (inserido posteriormente na ordem do Dia); o PLL 220/23, que denomina como Vicente Antônio Manez a sede da administração regional Sanaj, proposto pela vereadora Profª Cris do Barreto (PSD); o PLL 222/2023, que dá nome de Milton Pires Xavier à quadra poliesportiva do bairro Mirante, proposto por Divinei (PL) e dois projetos de autoria conjunta dos vereadores Genilson Moto (PT), Jean da Padaria (PDT), Pastor Samoel Maia (Republicanos) e Renan de Arujá (PODE): o 223/2023, que dispõe sobre disponibilização de atendimento psicológico para vítimas de bullying na rede pública, e o 224/2023, que obriga a divulgação da lista de espera por vagas em creches do Município.
A costureira Arminda Barbosa de Souza foi lembrada pela Câmara Municipal em decorrência de seu falecimento, com uma Moção de Pesar (nº 227/2023) de iniciativa do vereador Divinei (PL).
Já a senhora Iracema Coutinho da Silva teve seus 81 anos registrados com uma Moção de Parabenização (228/2023) de iniciativa do vereador João Luiz (PSD).

Extraordinária
No dia 11/12, ainda foi realizada a 110ª Sessão Extraordinária para 2ª discussão e votação do PL 152/2023, que trata das alterações no protocolo do Condemat. A propositura havia sido lida na 123ª Sessão Ordinária e votada em 1ª discussão.

Compartilhar

Mais notícias

Concessionária desvia tráfego na Dutra, neste fim de semana, para desmontar viaduto

Haverá desvio de tráfego da via expressa da Via Dutra, nos dois sentidos, para as pistas marginais, entre as 22 […]

João Luiz reforça ações do comércio e políticas públicas de saúde, educação e esporte

O vereador João Luiz (PSD) optou por investir os recursos de suas emendas impositivas no incremento a políticas públicas já […]

Em Sessão dupla, vereadores aprovam projetos estratégicos para Arujá

Os vereadores de Arujá retomaram os trabalhos em Plenário, após finalizados os festejos carnavalescos, com uma pauta estratégica para Arujá. […]

Sucesso absoluto: Chiquinho Sorvetes chega a Arujá com mais de 100 opções no cardápio

Arujá ganhou um novo motivo para se reunir no centro da cidade. A Chiquinho Sorvetes, maior rede de sorveterias do […]