1ª Conferência Municipal LGBTQIA+ de Arujá marca um novo capítulo na defesa dos direitos humanos na cidade

A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria de Assistência Social e com o apoio da Comissão Organizadora, realizou no último sábado (26), na Associação Cultural Kaikan, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa LGBTQIA+, que reuniu representantes do Poder Público e da Sociedade Civil para debater propostas e eleger delegados que representarão o município na etapa estadual do evento.
Logo pela manhã, os participantes iniciaram o credenciamento, podendo se inscrever como delegados ou convidados. Ambos tiveram direito a debater e apresentar propostas, mas apenas os delegados participaram das votações. Durante o credenciamento, escolheram um dos quatro eixos temáticos nacionais com os quais se identificavam para as discussões e proposições: enfrentamento à violência contra a população LGBTQIA+; trabalho digno e geração de renda; interseccionalidade e internacionalização; e institucionalização da Política Nacional LGBTQIA+. A abertura oficial seguiu com a composição da mesa de honra, conforme a programação do dia.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, cumprimentou a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Daniel, e os integrantes da Comissão Organizadora Municipal, além dos demais presentes, enfatizando a importância do respeito, da inclusão e dos direitos da população LGBTQIA+, reforçando que as pautas discutidas são essenciais para a promoção da cidadania. Ela também mencionou a realização do Casamento Comunitário deste ano, que contará pela primeira vez com a participação de um casal LGBTQIA+.
Também compondo a mesa, a secretária Juliana Daniel ressaltou o marco representado pela Conferência no município e o compromisso da gestão em dar voz aos representantes da causa, com uma menção especial à Rosani Silveira, mãe de Eliseu Neto, ativista que liderou a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) no Supremo Tribunal Federal (STF), resultando na criminalização da homofobia no Brasil, falecido em 2024.
A programação incluiu os depoimentos do roteirista e diretor arujaense Leo Ruivo, que falou sobre seu documentário “Além dos Silêncios”, abordando questões de sexualidade, gênero e diversidade no ambiente escolar; de Diego Romero Paes, que compartilhou sua experiência como homem trans ao buscar auxílio nos serviços da Secretaria de Assistência Social para a regularização do nome no sistema público e documentos pessoais e, por fim, do pesquisador em Direitos Humanos André Luzzi, que encerrou as palestras destacando a importância da escuta e da construção coletiva de Políticas Públicas.
No período da tarde, foi realizada também a apresentação cultural de Daniela Barros, mulher trans, ao som de “Break Free” da cantora Ariana Grande. Em seguida, ocorreu a discussão em grupos separados pelos eixos temáticos, debatendo propostas que serão encaminhadas às esferas municipal, estadual e federal.
A conferência foi finalizada com a eleição dos delegados titulares para a etapa estadual. Pela Sociedade Civil foram eleitos Bruno Henrique Batista de Abreu, Daniela da Silva Barros e Murilo Victor A. Barbosa. Pelo Poder Público, Hadassa Machado dos Santos, Karolina de Souza Ribeiro e Flavia Cristina Sanches.
Também estiveram presentes Vinicius Cesar e Bruno Henrique, representantes do poder público e da sociedade civil na Comissão Organizadora, entre outros membros, além das diretoras das Diretorias da Mulher, da Pessoa com Deficiência e de Igualdade Racial, Ana Poli, Hadassa Machado e Lucia Ribeiro; Elvis Justino Stronger, presidente da Família Stronger e diretor da Parada LGBT+ de São Paulo; Ghe Santos, representante da Comissão Organizadora da Conferência Estadual LGBTQIA+ e Edrei Freitas, presidente do Fórum LGBTQIA+ de Mogi das Cruzes.

Compartilhar

Mais notícias

Arujá terá Semana de Combate à Automutilação

Arujá institui oficialmente a Semana de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação e Prevenção. A atividade foi integrada ao Calendário […]

Itaquá inaugura instalação artística que une paisagismo e segurança alimentar na próxima terça (22)

Na próxima terça-feira (22), às 9h, o Parque Ecológico Mário do Canto de Itaquaquecetuba celebra o Dia da Terra com […]

Inscrições para a EJA estão abertas em Itaquá até segunda (16)

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Educação, está com inscrições abertas para a Educação de Jovens e […]

CONDEMAT+ solicita implantação da Casa da Mulher Brasileira no Alto Tietê

O CONDEMAT+ – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região formalizou um pedido para a implantação da […]