Um workshop ocorrido no Alpes de Arujá na última quinta-feira (25) marcou o Dia da Indústria na cidade. Durante o encontro, que foi organizado pela Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e entidades ligadas ao setor, o prefeito Luis Camargo (PSD) destacou as principais políticas públicas para fomentar o desenvolvimento socioeconômico de Arujá.
O evento reuniu cerca de 200 empresários, que puderam participar de uma grande roda de negócios e acompanhar a palestra de Wagner Morente, especialista em consultoria de Desenvolvimento de Lideranças e Força de Vendas, por meio da metodologia mindset (configuração da mente) em estratégia.
Novo prédio do Senai
Na oportunidade, o chefe do Executivo arujaense anunciou a mudança do Centro de Treinamento Industrial (CTI) do Senai em Arujá.
O novo espaço, três vezes maior que o atual, está localizado na Rua Adhemar de Barros, área central da cidade. A inauguração está prevista para 2024 e este novo equipamento vai permitir que a oferta de cursos suba de 30 para 45, além de saltar de 870 para 1,5 mil alunos formados por ano.
O CTI recebeu, oficialmente, o nome de Laudirley Ferreira Dourado (projeto de autoria do vereador Gabriel dos Santos, transformado na Lei nº 3.577, de 23 de maio de 2023), pai de Maurício Dourado, que representou o homenageado no evento.
Segundo o prefeito Camargo, a formação e qualificação profissional da mão de obra de Arujá é um dos instrumentos da prefeitura para garantir a contratação de arujaenses pelas empresas locais. Nos últimos 12 meses, quase 2 mil pessoas frequentaram os cerca de 90 cursos oferecidos pela administração municipal, conforme as demandas do mercado, no programa Arujá Capacita, na Escola 4.0 e nas ações em parceria com Sebrae e Senai.
De acordo com a Prefeitura, mais de 200 indústrias escolheram Arujá como morada e, juntas, empregam cerca de 15 mil trabalhadores.
O evento do Dia da Indústria foi promovido pela Prefeitura, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Arujá (ACEA), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Arujá (CDL), Associação Empresarial do Centro Industrial de Arujá (AECIA) e Associação do Polo Industrial de Arujá (APIA), com o apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) – Regional Guarulhos e Escritório Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)-SP Guarulhos.
Além do prefeito Camargo participaram a primeira-dama, Clau Camargo, o vice-prefeito Betinho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Santos; os adjuntos da Pasta, Flávia Sanches e Marco Medeiros; e a diretora Givânia Silva.Também compareceram os vereadores Cris do Barreto, Divinei da Silva, João Luiz, Luiz Fernando, Reynaldinho e Vinícius Pateta; os secretários municipais de Poá, Ricardo Massa (Governo) e Alcides Leme (Indústria e Comércio), além do presidente da APIA, Robersom Garcia Rozzi; Sérgio Guaglioni e Jéssica Aparecida de Jesus, da AECIA; gerente regional do Sebrae, Sérgio Gromick; Ricardo Ataíde e Alexandre Dourado, da CDL; e Guilherme Dias, do Senai de Arujá; entre outras lideranças do setor empresarial e gestores da iniciativa privada.