A Aflord – Associação dos Floricultores da Região da Via Dutra – recebeu Moção de Parabenização e Aplausos da Câmara de Arujá por um feito inédito: a entidade foi reconhecida como Cadeia Produtiva Local (CPL) consolidada e receberá recursos para implantação de um Espaço Permanente de Exposições no Município.
A conquista foi considerada pelo vereador Leandro Larini (PL), autor da homenagem à Aflord, “um marco histórico para Arujá e região” por conta de seu potencial de fomento ao setor de floricultura, ao turismo e à geração de emprego. “O reconhecimento evidencia a força da governança organizada pela Aflord que reúne produtores, instituições parceiras, entidades setoriais, universidades e Prefeitura em um esforço conjunto que impulsiona a floricultura, a inovação e o desenvolvimento regional sustentável”, pontuou o parlamentar no texto da Moção, aprovada na Sessão Ordinária de segunda-feira (15/12).
Na tribuna da Casa Legislativa, Leandro falou sobre o legado da Aflord e as expectativas para o futuro.
“Nosso objetivo com essa Moção é estimular as boas práticas – algo que a Aflord faz há mais de 30 anos em nossa cidade – além de reconhecer esse importante momento de avanço do setor de floricultura”, afirmou o parlamentar ao ressaltar que a CPL da Aflord movimentará uma região com PIB de cerca de R$ 187 bilhões e trará novas perspectivas para o Alto Tietê. “Esse projeto será ainda mais relevante para nossa população que terá um espaço de visitação turística durante todo o ano e não apenas nos três dias da ExpoAflord”.
Leandro convidou os demais vereadores a subscreverem a Moção tornando-a uma homenagem de toda Casa Legislativa.
O presidente da Aflord, Tsutomu Makita, o vice-presidente Sergio Tateishi, além de membros da diretoria, prestigiaram a Sessão Ordinária e ocuparam a Tribuna de Honra e as galerias do Plenário Vereador João Godoy. Também estiveram presentes os gerentes das regionais do Sebrae em Guarulhos e Mogi das Cruzes, Sérgio Gromik e Gilvanda Figueirôa, respectivamente, a consultora de negócios do Sebrae-Guarulhos Paula Faria e os representantes do programa LIDER Alto Tiete Naomi Tamada, da Aflord, e Marcos Hirano.
A previsão é que o Espaço de Exposição Permanente seja inaugurado já em 2026.



