Centro avançado de diagnóstico já é realidade em Arujá

A Prefeitura de Arujá entregou no último dia 23 um importante equipamento de saúde para a população arujaense. Trata-se do 1º Centro Avançado de Diagnóstico de Arujá, que agora funciona na avenida Benedito Manoel dos Santos, 1300, Jardim Fazenda Rincão, sendo um anexo da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. O munícipe que precisar realizar um exame de endoscopia ou colonoscopia terá maior agilidade para ser atendido, inclusive os pacientes encaminhados para a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a unidade conta com cinco profissionais: médico, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem. Ainda segundo a Pasta, mensalmente, são agendados cerca de 150 exames de endoscopia e 85 de colonoscopia, totalizando 235, sendo que a demanda reprimida para esses dois tipos de exames é de 1.832.
Para o prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, Executivo e Legislativo têm trabalhado em conjunto em prol de Arujá e os vereadores têm atendido os projetos do Governo com a urgência necessária. Porém, a saúde no município também tem sido vista de forma humanizada. “Sempre disse que a saúde tem pressa e Deus nos dá obstinação para acordarmos todos os dias e lembrarmos qual é o nosso papel nesse mundo. Não é só o nosso papel na política. Quem está na vida pública tem que acordar todos os dias e, na hora de fazer as suas orações, pensar: O que eu posso fazer pelo meu semelhante hoje?”, expressou o chefe do Executivo Municipal.
Já para o secretário municipal de Saúde, Leonardo dos Reis, a saúde de Arujá deu um grande salto. “Tenho certeza que esta iniciativa propiciará maior qualidade de vida para os arujaenses, tanto na questão do deslocamento para realizar os exames quanto na prevenção e no diagnóstico do câncer e outras doenças”, afirmou, ressaltando o apoio de toda a sua equipe.
A Câmara Municipal se fez presente e ressaltou a importância da colaboração com o executivo, por meio das emendas impositivas. Para realizar esses exames anteriormente foram enviadas emendas dos vereadores Paulinho Maiolino, Vinícius Pateta e João Luiz.
Vale pontuar ainda que a UBS passou por uma revitalização em sua estrutura recentemente. A Prefeitura de Arujá segue empenhada em melhorar os equipamentos e a qualidade do serviço para a população. Anteriormente foram entregues as UBSs do Parque Rodrigo Barreto e do Nova Arujá, totalmente repaginadas, assim como a cidade passou a contar com a 1ª UTI Neonatal e, na questão das cirurgias eletivas, a fila segue diminuindo, por conta do mutirão realizado. Ainda estão sendo construídos o Pró-Criança e o Hospital Geral de Arujá, a cereja do bolo na área da Saúde.

Compartilhar

Mais notícias

Parque Cidade Natureza Alchimedes Farinelli será inaugurado hoje

Neste sábado (11), a partir das 9h, os arujaenses têm um motivo especial para celebrar. A Prefeitura de Arujá promoverá […]

Oficina de risoterapia destaca apoio à saúde mental de idosos

Na última terça-feira (19), o Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, […]

Câmara sedia reuniãodo Conseg de Arujá

Presidida por Benedito Souza Ferreira, o Dito Maguila, aconteceu na última terça-feira (12), mais uma reunião do Conseg. Realizada na […]

Comerciantes do Espaço Gourmet recebem moção de aplausos por primeiro ano de atividades

Há pouco mais de um ano, o Espaço Gourmet, na Avenida Amazonas, tornou-se uma parada obrigatória no roteiro gastronômico de […]