Concessionária desvia tráfego na Dutra, neste fim de semana, para desmontar viaduto

Ação neste fim de semana faz parte do pacote de obras que melhorará a mobilidade no entroncamento entre o final da Avenida Gov. Mário Covas e a Dutra, tornando mais ágil o trajeto entre Arujá e Guarulhos

Haverá desvio de tráfego da via expressa da Via Dutra, nos dois sentidos, para as pistas marginais, entre as 22 horas desta sexta-feira (14) até as 22 horas de domingo (16/07). A intervenção é necessária para desmonte do antigo viaduto no km 210 da rodovia, região do trevo de Bonsucesso, em Guarulhos, que será executado pela CCR RioSP, como parte das obras de ampliação da capacidade de tráfego, na Via Dutra. A conclusão dos trabalhos beneficiará os arujaenses, porque melhorará a mobilidade no entroncamento entre o final da Avenida Mário Covas e a Dutra, tornando mais ágil o trajeto entre a Cidade e Guarulhos.
Para a região do Bonsucesso, o novo contrato de concessão prevê a construção de novas pistas marginais, além da ampliação das pistas expressas. Serão sete quilômetros de novas marginais entre o pedágio de Arujá, próximo ao km 204, passando pelo trevo de Bonsucesso, no km 210 após o posto Sakamoto, no sentido São Paulo da Via Dutra.
No sentido Rio de Janeiro, também na região de Bonsucesso, serão construídos outros três quilômetros de novas pistas marginais. Próximo ao trevo de Bonsucesso, no km 213, haverá um novo trevo na região do complexo viário da Jacu Pêssego. Essa obra contribui para melhorar ainda mais a fluidez do tráfego da região e também do trevo de Bonsucesso, porque será uma nova opção de retorno para o motorista.
Essas obras começaram no último final de semana, com a limpeza dos canteiros laterais, montagem dos canteiros de obras e movimentação de máquinas. O investimento da concessionária é de R$ 1,4 bilhão, com a geração de quase quatro mil empregos diretos e indiretos durante todo o período de obras. A previsão de entrega é 2025.

Pontos de atenção
De acordo com a CCR RioSP, o desmonte do viaduto exige o desvio do tráfego, nos dois sentidos, para as pistas marginais. Na pista sentido São Paulo, o desvio começa no km 207,6, com a presença de homens bandeiras e do policiamento rodoviário federal orientando os motoristas. O retorno à pista expressa ocorre no km 210,4. No sentido contrário (sentido Rio de Janeiro), o desvio tem início no km 213, igualmente sinalizado e monitorado durante toda a operação. O acesso à pista expressa será feito no km 209. Para orientar os motoristas, além de faixas, haverá painéis de mensagens variáveis orientando sobre os desvios propostos. A concessionária reforça que os condutores devem respeitar à sinalização implantada e o limite de velocidade no trecho em obras. A passarela existente no local terá o uso interrompido ao longo da operação de desmonte do viaduto.

Transposição
O avanço das obras das novas marginais aproxima Arujá da esperada transposição para interligar a Mogi-Dutra com a Via Dutra. Este investimento já recebeu o aceno positivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), expresso ao prefeito de Arujá, Luis Camargo, o Dr. Camargo, que levou a solicitação até Brasília.
De acordo com o projeto da CCR RioSP, a marginal a ser construída perto da entrada de Arujá começaria no local onde a Prefeitura pede a transposição, o que confirma a harmonia entre o que está em execução e o anseio arujaense. A implantação do viaduto para a transposição que interligará as duas rodovias, assim como os devidos acessos aos bairros da região, “é fundamental para superar os problemas de mobilidade que tanto prejudicam a Cidade”, como define o prefeito.

(Foto: Divulgação/CCR RioSP)

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