Diretores do Conseg e população se reúnem na Câmara Municipal para discutir Segurança Pública

Nesse mês de julho a reunião ordinária do Conseg voltou a ser realizada nas dependências da Câmara Municipal de Arujá. O evento presidido por Benedito de Souza Ferreira, o Dito Maguila, aconteceu na noite da última terça-feira, 11, e contou com a presença na mesa de trabalhos do capitão da polícia Militar Anderson Reis Pelegrine, do GCM Adevaldo de Souza, do vereador Luiz Fernando de Almeida (PSDB) e do Dr. Elói Rodrigues de Ávila, representante da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil de Arujá.
Antes de passar a palavra para a população, Dito Maguila parabenizou a Administração Municipal e as forças públicas de segurança pelo fato de as festividades da cidade terem ocorrido dentro da normalidade em termos de número de ocorrências registradas. Também lembrou que o Conseg ganhou um espaço na Sala dos Conselhos e nesse local sempre haverá um diretor da entidade para atender a população às quintas-feiras, a partir das 13h30. Maguila também ressaltou que no último dia 26 de junho foi inaugurada a nova Central de Monitoramento de Arujá. Segundo informações, Arujá deverá contar com cerca de 240 câmeras espalhadas pelos quatro cantos da cidade, gerando assim mais segurança para a população.

Os reclamos da população
Um morador do Jacarandás perguntou sobre as estatísticas detalhadas desse bairro e aproveitou para cobrar solução para a velha novela da iluminação pública que, segundo ele, continua do mesmo jeito. Comentou que numa determinada rua existe um poste com lâmpada queimada há cerca de dois meses e ninguém faz nada. Morador do mesmo bairro, o senhor Natal reclamou do acúmulo de lixo nas ruas e também da falta de iluminação. Na opinião dele é necessário ter um plano de ação no Jacarandás. “É um total descaso com o nosso bairro, não podemos nos calar”, esbravejou. Outro morador do mesmo bairro sugeriu agendar uma reunião com o prefeito Dr. Luís Camargo para discutir todos os problemas e buscar uma solução o mais breve possível.
Um cidadão aproveitou a reunião para entregar uma cópia do Boletim de Ocorrência para o presidente do Conseg. Reclamou que foi agredido por uma determinada pessoa no Centro da cidade, bem em frente à Prefeitura Municipal. A vítima disse que já se passaram mais de dois meses e até agora não recebeu nenhuma resposta. Maguila se prontificou a falar pessoalmente com o delegado titular de Arujá e trazer um posicionamento na próxima reunião do Conseg.
Também foi tema de reclamações invasões a áreas verdes em alguns bairros do município. Um agente público da Prefeitura de São Paulo fez a denúncia informando que estão utilizando motosserra para derrubar árvores e vegetação. As autoridades responderam que esse tipo de crime compete à Polícia Ambiental. A PM ou a GCM até podem ir até o local, mas não têm poder de apreender os equipamentos. Foi sugerido que as denúncias sejam feitas através dos canais 193 ou 153.
Referente ao transporte público, uma moradora do Jacarandás informou que um determinado motorista da linha municipal é bastante imprudente ao conduzir o veículo em alta velocidade, colocando os moradores em situação de perigo. Segundo ela, o local é bastante perigoso e inadequado para transitar em alta velocidade.
Uma moradora do Jardim São Jorge foi bastante contundente em cobrar solução para ruas escuras e falta de postes no bairro. Também cobrou a instalação de câmeras de monitoramento.

A palavra das autoridades
O vereador Luiz Fernando citou um Requerimento que fez para a Prefeitura de Arujá (n.º 2133/33), onde solicita melhorias para a rotatória existente entre os bairros Jacarandás e Hills III, principalmente no que se refere à iluminação do local. Sobre a reunião do mês passado realizada no Cerejeiras, defendeu o administrador regional do Jardim Emília, informando que ele não tem a estrutura suficiente para resolver todos os problemas a contento da população. “A Administração Municipal precisa criar uma estrutura melhor para que ele possa executar todos os serviços necessários no bairro e adjacências”, sugeriu o parlamentar.
O GCM Souza falou logo em seguida e informou aos presentes e em especial à moradora do Jardim São Jorge que existe câmera de monitoramento naquele bairro. Completou ainda com a informação de que estão em fase de implantação mais câmeras em diversos bairros do município. “Podem ter certeza de que estamos trabalhando e executando as tarefas que nos compete”, garantiu.
Capitão Pelegrine abriu a sua participação enaltecendo o trabalho das forças públicas de segurança durante as festividades de aniversário de Arujá. Sobre a questão das denúncias ambientais, disse que iria fazer contato com o capitão Jatobá, responsável pela área, e prometeu trazer uma resposta na próxima reunião de agosto. “Mas antes disso iremos levar o capitão até as áreas denunciadas para que tome as devidas providências de imediato”, afirmou acrescentando também que “apenas a Polícia Florestal tem o poder de apreender as máquinas”.
A respeito das inúmeras reclamações do Jacarandás, capitão Pelegrine disse que nos registros da PM local não existem muitas incidências no que diz respeito a roubos e por esse motivo reforçou a importância da população registrar os Boletins de Ocorrência, pois a PM trabalha em cima de números.

Compartilhar

Mais notícias

Com o apoio da Prefeitura, a ACEA, AECIA e APIA lançam a Campanha “Comprar em Arujá dá Sorte”

A Associação dos Comerciantes e Empresários de Arujá (ACEA), em conjunto com a Associação das Empresas do Centro Industrial de […]

Câmara aprova e Refis começa na próxima segunda em Arujá; oportunidade dará até 90% de descontos em juros e multas

Arujá terá uma nova edição do Refis (Programa Especial de Recuperação Fiscal). O projeto (PLC 12/2023) proposto pela Prefeitura de […]

Feiras do Microempreendedor e Sustentável ocorrem neste domingo (18)

A partir das 8 horas deste domingo (18) a Prefeitura de Arujá realizará a Feira do Microempreendedor, bem como a […]

Luta contra o câncer: Casa Rosa e Azul será inaugurada hoje; equipamento é bandeira de Paulinho Maiolino

Uma iniciativa que vai oferecer apoio e conforto àqueles que enfrentam a batalha contra o câncer está prestes a abrir […]