Férias escolares: Elektro reforça orientações para evitar acidente

As férias escolares estão chegando. Período muito aguardado por crianças e adolescentes. Nos meses de dezembro e janeiro os estudantes vão ter mais tempo livre dentro e fora de casa. E para que as férias sejam tranquilas e com boas recordações, a Neoenergia Elektro reforça alguns cuidados com a rede elétrica e com equipamentos eletrônicos. Uma brincadeira muito comum é empinar pipa, que pode oferecer risco de acidentes se a prática ocorrer em local inadequado, principalmente próximo à rede elétrica.
Entre os meses de janeiro e novembro de 2022, a empresa registrou 565 ocorrências relacionadas à brincadeira nas cidades atendidas pela concessionária. No município de Arujá o aumento foi expressivo: 40% maior comparado ao mesmo período do ano passado. Vinte e cinco casos foram registrados nos bairros: Parque Rodrigo Barreto, Pirituba e Jardim Real.
O perigo de empinar pipa em lugares indevidos se dá quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos, podendo provocar curtos-circuitos e causar a interrupção do fornecimento de energia. A brincadeira deve acontecer sempre em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praças, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos.
“Jamais tente retirar uma pipa presa na rede elétrica. E nunca devem ser utilizadas as linhas chilenas ou com cerol, que podem danificar os fios, além de oferecer riscos à população, principalmente os motociclistas”, alerta Guilherme Mafra, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Elektro.
A Concessionária adverte ainda que, em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las. Apenas profissionais da distribuidora estão devidamente autorizados e capacitados para se aproximar da rede elétrica. A empresa também destaca que é proibido entrar em subestações de energia. O acesso a esses locais é restrito e extremamente perigoso.

Dicas para prevenir acidentes com pipas

  • Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são condutores de energia e podem causar choques fatais;
  • Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;
  • Não use cerol ou linha chilena. Além do risco de ferir ou mesmo matar, esses materiais costumam cortar os fios;
  • Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes;
  • Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente;
  • Atenção com motos e bicicletas. A linha pode ser perigosa para quem dirige estes veículos.
    Alertas de cuidados com energia elétrica em casa
    O ambiente doméstico também oferece alguns riscos no uso da energia elétrica. Para prevenir acidentes durante o período que deve ser de diversão, a Neoenergia Elektro também separou algumas orientações importantes.
    Equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. A fiação, inclusive, deve estar em perfeitas condições. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada, caso contrário, pode provocar o choque elétrico. O cuidado com o uso de tablets e smartphones deve ser maior, especialmente quando as baterias estiverem sendo carregadas nas tomadas. Não é recomendado que as crianças utilizem esses aparelhos (para jogar ou trocar mensagens) durante o carregamento.
    As crianças devem ficar longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas, o ideal é utilizar protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, um risco potencializado pela curiosidade natural das crianças. Em ambientes internos e áreas livres de condomínios, as pessoas devem ficar distantes de quadros de energia e subestações internas (mais conhecidas como casas de força). Apenas profissionais qualificados responsáveis pela manutenção das instalações elétricas dos prédios e condomínios podem ter acesso a essas áreas. A recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica.
    Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros e Samu. Não tente resgatar a vítima sem ter a certeza de que a fonte alimentadora da energia está desligada. Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas imediatamente a Concessionária por meio do 0800 701 01 02.
Compartilhar

Mais notícias

Prefeito Eduardo Boigues se reúne com secretários e vereadores para reforçar integração entre os poderes

O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, ao lado do vice-prefeito Rogério Tarento, se reuniu com sua equipe de secretariado e […]

Cidadão Arujaense: bispo dom Pedro recebe título em sessão solene

Com a Casa de Leis lotada, o bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, foi agraciado […]

Primeira sessão do ano tem intensa participação dos vereadores e entrega do Plano de Governo

A Câmara Municipal de Arujá realizou, na noite de ontem (03), sua primeira sessão ordinária do ano, seguida por duas […]

Inscrições abertas para o Arujá Folia 2025!

Quer fazer parte do nosso carnaval? As inscrições para as oficinas de bloco estão abertas e você não pode ficar […]