Loja ‘Vale Reciclar’ busca parceiros para ampliar benefícios aos munícipes

Inaugurada no início de 2022, a loja “Vale Reciclar”, do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, demonstra a preocupação da atual gestão, não só com a questão do meio ambiente, mas também com o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Por meio de um trabalho maciço de conscientização, visando incentivar a população a dar a destinação correta aos recicláveis gerados em casa, o Fundo Social já arrecadou cerca de 50 toneladas de materiais que, até certo momento, eram considerados inservíveis.
Situada na própria sede do Fundo de Solidariedade, na Avenida Amazonas, 743, a loja busca aumentar sua gama de produtos oferecidos. Atualmente, no local, são encontradas roupas, alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal, brinquedos, entre outros. Mas, segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Clau Camargo, também é possível oferecer serviços, como, por exemplo, no caso de salões de beleza, em que é possível doar uma escova, serviços de manicure, massagens, limpeza de pele. Desta forma, o interessado trocaria o reciclável por um “voucher” cedido por uma prestadora de serviços parceira.
Ainda segundo a presidente, o comerciante ou empresário colaborador recebe um selo de sustentabilidade e outro de parceiro da loja, o que demonstra que o estabelecimento participa de projetos que buscam cuidar do ecossistema, gerando maior credibilidade no mercado e ressaltando o título de Arujá, que é conhecida por ser a Cidade Natureza.
A loja funciona também na sede do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, localizado na avenida Amazonas, 743, Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16 horas, e funciona da seguinte forma: o munícipe que quiser doar óleo de cozinha, isopor, papel, papelão, entre outros, pode levar até a loja de 1kg a 30kg de materiais recicláveis, devidamente higienizados, recebendo em troca uma moeda social chamada “Vale Verde”, que dá direito à troca por uma série de produtos disponíveis no estabelecimento.

Destaque em desenvolvimento sustentável
Segundo o Instituto Cidades Sustentáveis, pelo seu último levantamento, Arujá é a 1ª colocada, entre as cidades do Alto Tietê, no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) – Brasil. O IDSC leva em conta o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Os objetivos estipulados pela ONU abrangem diversas áreas vitais para a estrutura de uma cidade e Arujá conta com três desses indicadores no mais alto patamar, sendo: Água Potável e Saneamento, Energias Renováveis e Acessíveis e Ação Climática.

Compartilhar

Mais notícias

Câmara reconhece trabalho social dos Clubes de Desbravadores

Oito integrantes dos Clubes Jaspe e Constelação foram homenageados pela Câmara de Arujá em Sessão Solene realizada na última terça-feira […]

Servidora arujaense é homenageada por trabalho voluntário de apoio emocional a policiais militares

A Câmara Municipal aprovou uma Moção de Parabenização proposta pela vereadora Profª Cris do Barreto (PSD) à servidora pública arujaense […]

Público terá transporte gratuito para palestra de Clóvis de Barros Filho

O público que for assistir a palestra do professor Clóvis de Barros Filho, no auditório da PL, na próxima quinta-feira […]

Itaquá inaugura primeiro Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal do Alto Tietê

A Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou, na última quinta-feira (7), o Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, o primeiro […]