No Estado de SP, apenas cidades do Alto Tietê foram selecionadas para iniciar vacinação contra Dengue

O Ministério da Saúde informou que 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir deste mês de fevereiro. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, a escolha das regiões seguiram três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Vale destacar que pelo menos cinco cidades, segundo o IBGE, não possuem 100 mil habitantes, sendo elas: Arujá, Santa Isabel, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema. Questionada sobre o critério de escolha, o Ministério da Saúde informou que “para 2024 a estratégia já está definida e as regiões de saúde são as que foram divulgadas. Para o próximo ano, o Ministério da Saúde irá avaliar o cenário epidemiológico da doença e o quantitativo disponível de doses antes da definição da estratégia”.
A Pasta confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue.
“A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica”.
“Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses”.
O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).
Mais informações sobre a vacinação contra Dengue podem ser acessadas no site do Ministério da Saúde.

Vacinação em Arujá
Em Arujá, segundo informou a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Saúde ainda aguarda mais informações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde. “Nossa expectativa é que a vacinação se inicie no dia posterior à chegada das doses”.
Como ainda não há data e nem quantidade de doses que serão entregues, a Pasta não tem como passar orientações específicas sobre como será o esquema de vacinação. “Mas, vale salientar que a vacina é muito importante para prevenir casos graves e que as ações de combate a Dengue continuam, pois a vacina será no primeiro momento para adolescentes de 10 a 14 anos”, disse a nota enviada pela prefeitura.
Vale ressaltar que a Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando diversas ações pela cidade para combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue por sua picada.

Compartilhar

Mais notícias

Prefeitura lança programa ‘Trilhas do Saber’ para mais de 4,8 mil alunos da rede municipal

Um programa “gamificado”, pioneiro na região, que guiará pelas trilhas do conhecimento os mais de 4,8 mil alunos e alunas […]

Segurança 4.0: Arujá terá 145 câmeras de monitoramento no 1º trimestre

Até março de 2023, Arujá deverá ter 145 câmeras de monitoramento em pleno funcionamento. A informação foi passada à imprensa […]

Prata da casa: atriz de Arujá integra elenco de musical estrelado por Miguel Falabella

A jovem atriz de Arujá, Mannu Silva, 12, está novamente integrando um grande musical. Desta vez ela está no elenco […]

Secretaria de Cultura visa aproximar população do teatro de rua com a peça “No fim, Carnaval”

Visando aproximar a população do teatro de rua, a Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e […]