Parque dos Ipês é inaugurado e população ganha espaço de lazer e atividades físicas

Com o nome da ambientalista Alcy Machado Godoy, que deixou um legado de luta em prol do meio ambiente em Arujá, Parque dos Ipês é oficialmente aberto ao público

“Hoje é um dia muito especial para todos nós, pois se trata da inauguração do 1° parque ecológico municipal na história da Cidade”, disse aos jornalistas o prefeito de Arujá, Luis Camargo, o Dr. Camargo.
Inaugurado na manhã do último sábado (24), o Parque dos Ipês “Alcy Machado Godoy”, é o 1º parque aberto oficialmente ao público no Município.
Localizada na rua Fenacita, 500, no Jardim Fazenda Rincão, a área de aproximadamente 50 mil metros quadrados, em meio a muito verde preservado, conta com equipamentos de lazer e prática de exercícios físicos, visando atender, além da família arujaense, os turistas da região. No parque, que será aberto de terça-feira a domingo, das 8 às 18h, é possível aproveitar a pista de corrida e caminhada de mais de 700 metros, bem como jogar na quadra de vôlei de praia e beach tennis, que também pode ser usada para futevôlei. Além disso, há um playground para as crianças e aparelhos de ginástica para a Melhor Idade, em um quiosque ao ar livre, porém, coberto. Bebedouros, banheiros públicos, incluindo para Pessoas com Deficiência (PCDs), lixeiras para material orgânico e reciclável, um auditório, uma arena cultural e um viveiro de mudas para compensação ambiental complementam o espaço.
O tão aguardado parque é resultado de uma ação da Prefeitura e do Governo, em conjunto com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Esportes, Obras e Serviços, além de fazer parte do Turismo Ecológico.
A administração municipal segue com a proposta de proporcionar, cada vez mais, qualidade de vida à população, por meio da prática de esportes, bem como visa atrair mais turistas para a Cidade, já que Arujá possui grande parte de seu território de Mata Atlântica, o que lhe conferiu a denominação de Cidade Natureza.
Para o prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, não se trata somente de resgatar esse título pelo qual o Município é conhecido, mas também de devolver o orgulho de ser arujaense por meio de um governo que, de fato, cuida das pessoas. “Ainda teremos mais dois parques ao longo do nosso mandato e esse mesmo terá mais benfeitorias implementadas. Aliás, eu gostaria de reafirmar que tudo, absolutamente tudo o que está no nosso Plano de Governo, está sendo cumprido”, salientou.
O chefe do Executivo Municipal aproveitou para enumerar as várias conquistas trazidas à Cidade, como o Hospital Geral, que está sendo construído com a ajuda de emenda parlamentar do então deputado federal Roberto de Lucena, atual secretário estadual de Turismo, que foi à inauguração do parque, e pontuou que em junho, quando Arujá completou 171 anos de aniversário, “faltaram dias” para as diversas obras e serviços que seriam entregues à população. “O mês ainda não acabou e ainda há mais entregas de serviços, equipamentos públicos e melhorias que estamos fazendo. Em 30 dias, programamos umas 40 inaugurações”, contabilizou.
O prefeito também comemorou o compromisso assumido pelo deputado federal Marco Bertaiolli, a respeito de uma futura Orquestra Sinfônica da Cidade, nos mesmos moldes de Mogi das Cruzes. Bertaiolli também marcou presença no Parque dos Ipês e tem sido igualmente parceiro de Arujá, inclusive enviando emenda para destinação de verba para a obra em construção do Pró-Criança, entre outras aquisições. “O prefeito Camargo está levando o nome de Arujá e o seu exemplo de gestão para todo o Estado, e isso é mérito de um gestor que tem trabalhado todos os dias para melhorar a vida da população. Entregar um parque como esse é promover maior qualidade de vida, fazendo com que menos pessoas precisem ir até as unidades de saúde”, exemplificou.

Mais novidades
O prefeito também recebeu das mãos da presidência da Câmara Municipal um anteprojeto para viabilizar transporte gratuito de ônibus por parte da concessionária, especialmente aos finais de semana, para que as pessoas de bairros distantes possam ter acesso facilitado ao parque.
Além da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Clau Camargo, compareceram à solenidade o vice-prefeito, vereadores, secretários municipais, representados pela secretária Andreia Assis (Meio Ambiente), Obras (Bruno Hikari), Esportes (Fabio André) e Serviços (Rodolfo Machado), cujas pastas e equipes estiveram diretamente envolvidas com os trabalhos no parque.
Lideranças comunitárias, esportistas, servidores e munícipes, além da presença de Leonardo Godoy, filho de Alcy Machado Godoy, e da Elite Cívica da Guarda Mirim de Arujá, que tocou os hinos nacional e de Arujá, traduzido em Libras por Ana Maria Machado, bem como a apresentação de um Quarteto de Cordas, composto pelos músicos Diego Guerino e Emy Marques (violinos), Marcus Vinicius e Murilo Sezimbra (violoncelo), sob a regência do maestro Emerson Calheiro, que abrilhantaram o evento, já agraciado pelo dia de inverno ensolarado e o clima ameno, propício para um passeio no parque.
A turma de beach tennis do Arujá Country Club finalizou o evento jogando na quadra, enquanto a população aproveitou para conhecer o espaço.
No domingo (25), a Prefeitura entregou uma quadra no bairro Nova Arujá totalmente revitalizada e, na segunda-feira, foi a vez da inauguração da Central de Monitoramento, na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), à rua Rio de Janeiro, 95, no bairro Chácara São José.

Compartilhar

Mais notícias

Câmara homenageia cowboy arujaense por vitória no Itaquá Rodeio Fest

A Câmara Municipal de Arujá homenageou, por meio da Moção de Parabenização e Aplausos nº 198/2023, o cowboy e atleta […]

Consórcios de municípios se unem contra perdas na Educação

Os consórcios da Região Metropolitana de São Paulo e da Capital paulista uniram forças para encontrar saídas contra as perdas […]

Prefeitura de Arujá dá início à campanha ‘Outubro Rosa: precisamos tocar nesse assunto!’

Anualmente, em outubro, ocorre o Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama, o Outubro Rosa, e a Prefeitura de […]

Região do CONDEMAT+ ganha Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) dá mais um importante passo nas políticas públicas para as […]