Projetos de Vereadores Mirins serão debatidos em Sessão no Plenário

Os projetos elaborados pelos Vereadores Mirins serão debatidos e votados durante Sessão Solene marcada para a próxima terça-feira (5), a partir das 18h, no Plenário Vereador João Godoy da Câmara de Arujá.
Os estudantes, eleitos no ano passado, redigiram suas propostas durante a Oficina de Elaboração de Projetos, realizada na última segunda-feira (26). Na ocasião, eles tiveram noções básicas sobre elaboração e tramitação de proposituras, conforme indica o Regimento Interno da Câmara de Arujá, e fizeram uma apresentação de suas ideias aos colegas.
Na Sessão Solene, eles também farão uma defesa do projeto na Tribuna com o objetivo de convencer os pares sobre a necessidade de aprovação. Todos os eleitos e eleitas terão direito a voto.
A Sessão Solene é aberta ao público e pode ser acompanhada presencialmente no Plenário, ou ao vivo através do canal oficial da Câmara no YouTube.

Incentivo
Além da oportunidade de aprendizado sobre o exercício da vereança, os Vereadores Mirins ainda ouviram o depoimento e receberam o incentivo dos parlamentares Samoel Maia (Republicanos), Reynaldinho (PTB), Genilson Moto (PT) e Gabriel (PSD), que abriu oficialmente a atividade.
“Uma lei pode mudar a vida de uma cidade”, disse Samoel ao falar aos alunos. Já Genilson Moto (PT) contou que os vereadores não apenas fazem leis mas também atuam na busca de recursos para obras da cidade. É o caso, exemplificou, da construção do Terminal Rodoviário do Parque Rodrigo Barreto. “O vereador precisa estar atento às necessidades da população”, afirmou.
Reynaldinho (PT) chamou a atenção para o compromisso que o vereador deve ter com o eleitor. “Temos de ser sinceros e cumprir a palavra”, pontuou.
Presidente da Casa e autor do projeto que criou o Vereador Mirim, Gabriel relembrou os tempos em que “sonhava ser um estadista” e disse que “ninguém deve desistir do seu objetivo”.

Cidadania
O projeto Vereador Mirim por um Dia é uma proposta de cunho educativo-pedagógico que tem como principais finalidades possibilitar aos alunos do Município a vivência do processo democrático, através da realização de eleições nas unidades escolares, e a interação com o Poder Legislativo a fim de estimular a consciência política e cidadã.
A ideia nasceu como um concurso entre estudantes no ano de 1984, foi reestruturado em 1993 e ganhou o formato atual a partir da iniciativa do atual presidente Gabriel dos Santos (PSD).
Devido ao sucesso da iniciativa, que atraiu 13 escolas no ano passado, a Câmara já prepara a edição de 2024 do projeto.

Eleitos e Eleitas – 2023
Vereadores e Vereadoras Mirins:
Ana Júlia Santana Claudinho – Escola Estadual Dr. Washington Luiz Pereira Souza Junior
Carlos Eduardo Silva de Souza – Escola Estadual Professora Edir Paulino de Albuquerque
Carollyne Araújo Miguel – Escola Estadual Professora Maria Isabel Neves Bastos
David Kauan Queiroz de Amorim – Escola Estadual Amadeu Rodrigues Norte
Gabriel de Carvalho Jeronymo – Sion Colégio
Higor Oliveira Silva – Escola Estadual Washington Luiz Pereira Souza
Isabel Christina Pereira da Silva – Colégio Ideal
Jady Librelon Hishmeh – Colégio Hipercubo
José Augusto da Silva – Escola Estadual Ana Maria de Carvalho Pereira
Julia Maria Lopes Silva – Colégio Objetivo de Arujá
Davidson Miguel Souza de Jesus Rodrigues dos Santos – Escola Estadual Benedito Manoel dos Santos
Mariana Rios – Athenas Instituto de Educação
Miguel Reis de Souza – Escola Estadual Pastor Carlos Strautmann
Rebeca Ciudad – Escola Estadual Prof. Esli Garcia Diniz
Reinaldo Junior de Lima Francisco – Escola Estadual Amadeu Rodrigues Norte

Compartilhar

Mais notícias

Legislativo concederá Título de Cidadão Arujaense a diretor-presidente da União de Condôminos

O diretor-presidente da Unicon (União de Condôminos), Cássio Rogério Kineipe da Costa, será agraciado com a maior honraria do Município: […]

Em Arujá, Dia da Indústria é celebrado com workshop e anúncio do novo espaço do Senai

Um workshop ocorrido no Alpes de Arujá na última quinta-feira (25) marcou o Dia da Indústria na cidade. Durante o […]

Confira o que abre e o que fecha neste feriado de Carnaval

A Prefeitura de Arujá e outros departamentos da Administração Municipal não terão expediente nos dias 20 e 21, durante o […]

Jean da Padaria acompanha reforma em quadra do Mirante

O vereador Jean da Padaria (PDT) esteve pessoalmente na quadra poliesportiva localizada no cruzamento das Ruas Serra da Bragança e […]