Santa Isabel declara situação de emergência após tempestade

Ontem (23/02), a Prefeitura de Santa Isabel publicou Decreto que declara o Município em situação de emergência nível 2 em diversas áreas. A decisão levou em conta as fortes e inesperadas chuvas ocorridas na tarde/noite da última quinta-feira (22), com a incidência de diversos pontos de alagamentos e inundações, deslizamentos de terra, queda de árvores e outras ocorrências.
Segundo o índice pluviométrico, choveu cerca de 110 milímetros, afetando principalmente as áreas centrais do município. O laudo técnico emitido pela Prefeitura apontou diversos prejuízos, tanto privados quanto públicos, que necessitarão de reparos e reconstrução, sendo necessário buscar recursos e realizar os projetos de engenharia e a execução das obras.
De acordo com o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, o objetivo principal é conceder pronta resposta à população e, a partir da publicação do decreto, o município poderá pleitear com menos burocracias verbas advindas do Estado ou da União, visando a assistência das vítimas e a reconstrução dos locais prejudicados.
“Estamos em estado de emergência e nosso foco é ajudar a população e mitigar as consequências dessa tempestade que chegou sem aviso prévio.
Já estamos pleiteando recursos junto ao Estado. Nossa Defesa Civil Municipal também já conseguiu colchões e cestas básicas para ajudar aqueles que tiveram suas casas atingidas”.

União das Defesas Civis
Na manhã de ontem, sexta-feira, um encontro reuniu as Defesas Civis de Santa Isabel, Itaquaquecetuba e do Estado de São Paulo, além da Câmara Técnica do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). Os órgãos estiveram no município a pedido do prefeito, Dr. Carlos Chinchilla, para reforçar as medidas preventivas a serem aplicadas em Santa Isabel.
Na ocasião, a Defesa Civil de Santa Isabel e o prefeito, Dr. Carlos Chinchilla, traçaram um panorama dos prejuízos registrados. Os representantes dos órgãos se colocaram à disposição para auxiliar Santa Isabel no que for necessário. Após o encontro, alguns dos pontos mais críticos da cidade foram visitados pelo grupo.

Compartilhar

Mais notícias

Câmara cria frente parlamentar de apoio ao setor produtivo da cidade

A Câmara de Arujá oficializou a criação da Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Microempreendedores Individuais e […]

Na Tribuna, Gabriel fala sobre troca de lâmpadas e área de lazer no Jordanópolis

Na última sessão ordinária da Câmara de Arujá realizada segunda-feira (4), o vereador Gabriel dos Santos (PSD), utilizou a Tribuna […]

Letícia Yukari Nagahashi Machado (2ª princesa), Bianca Tiemi Nagayama Prata (1ª princesa), Micaelly Kaory Lopes Akizuki (Miss Akimatsuri) e Mariana Akemi Valladez Odashima (Miss Simpatia)

13º Miss Akimatsuri está com inscrições abertas

Se você tem entre 16 e 30 anos, tem ascendência japonesa, é solteira e mora no Alto Tietê, inscreva-se para […]

Primeiro jogo do Brasil atraiu grande público na Praça do Coreto

Nem mesmo a chuva que caiu na tarde da última quinta-feira (24) espantou o público que compareceu na Praça do […]