2ª edição do Desfile Ecológico de Arujá mobiliza população em defesa do meio ambiente

Com uma combinação de educação, arte e civismo, a 2ª Edição do Desfile Ecológico de Arujá, promovido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente, organizou no último domingo (09) uma programação especial para o público presente. O evento, que teve como objetivo principal a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5, destacou-se pela participação ativa de mais de 300 crianças de nove Escolas Municipais e Centros de Convivência da cidade, que apresentaram fantasias temáticas, além do desfile dos equipamentos do poder público, EcoFanfarra, fanfarras e bandas municipais da região e convidados.
A cerimônia começou logo pela manhã, com a execução dos hinos Nacional e de Arujá pela Guarda de Honra e Banda Marcial da Guarda Mirim. O prefeito de Arujá, Luís Camargo, o Dr Camargo, e a secretária de Meio Ambiente, Andréia Assis, fizeram as saudações iniciais, enfatizando a relevância da conscientização ambiental para a comunidade local.
O Desfile Cívico-Militar seguiu com a presença da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, que apresentou uma nova viatura, destinada à cidade pelo Governo do Estado de São Paulo, e grupos de escoteiros de Arujá, 141/SP e Ya’guara 523/SP. Veículos da Secretaria de Meio Ambiente, o caminhão da Coleta Seletiva e a equipe de paisagismo e jardinagem também participaram, demonstrando o trabalho contínuo dessas entidades na proteção da natureza.
Na sequência, a EcoFanfarra de Arujá, sob a regência do maestro Ulisses Pedroso e coreografias de Fábio Almeida, animou o público. Logo após, o desfile da corte de Misses de Arujá, vestindo uma coleção de moda sustentável criada pelo estilista William Malagres, trouxe um toque de elegância e inovação ao desfile.
Ao longo do dia, a empresa Renova ofereceu atividades educativas de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. O tema central do desfile deste ano, “A Água”, foi explorado pelas nove escolas e Centros de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA) da cidade. As apresentações, que incluíram fantasias personalizadas, destacaram a importância da preservação dos recursos hídricos, abordando tópicos como a flora e fauna marinha e poluição nos mares. Também participaram do desfile o grupo de ginastas do Centro, EM Zilda Arns, Centros de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA) do Centro, Barreto e Mirante, EM Marisa Aparecida Pendeza, grupo de ginastas do CEU Cerejeiras, EM Isabela Pavani, EM Maria de Lourdes Ferreira, grupo de ginastas do Barreto, EM Julia Mitie Minie, e EM Abílio Pinheiro André. A Escola de Samba Quilombo, vinda de São Paulo, trouxe alegria e ritmo ao evento.
Todas as escolas que desfilaram foram avaliadas por uma banca de jurados especialmente escolhida para o evento. Ao término do desfile, os representantes das fanfarras municipais convidadas, Banda Belinha de Mogi das Cruzes, Fanfarra Walther Weiszflog de Caieiras, Banda Marcial Kakunosuke Hasegawa de Itaquaquecetuba e a Orquestra de Santa Isabel, receberam troféus de participação, seguidos pela premiação das escolas vencedoras. Os troféus foram entregues pela secretária e secretário-adjunto de Meio Ambiente, Andréia Assis e Caio Mello, e Bruno Prado, secretário de Educação, consagrando o CCCA Barreto como vencedor do primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo, seguido pelas Escolas Municipais Isabela Pavani e Julia Mitie Minie, na segunda e terceira colocações, respectivamente. Na ocasião, o prefeito Luis Camargo anunciou ainda que todas as escolas e Centros de Convivência participantes do evento serão premiadas com um passeio cedido pela Prefeitura de Arujá.
Com a conclusão das atividades e a entrega dos prêmios, o 2° Desfile Ecológico de Arujá reafirmou-se como mais um destaque para o calendário do ações do município, fazendo crescer as expectativas pelas novidades da próxima edição.

Compartilhar

Mais notícias

Parque Rodrigo Barreto e região receberão ação de combate à dengue neste sábado (17)

Neste sábado (17), a Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará ações de combate à dengue […]

Blindagem mais acessível? Com a Auto-Blin é possível

Antes um privilégio de motoristas muito abonados, proprietários de importados de altíssimo luxo, o carro blindado começa a conquistar novos […]

Câmara promove Musical de Natal no domingo

Após o sucesso do acender das luzes do prédio do Legislativo, com direito a contagem regressiva e muita animação, a […]

Parceria Senai, Prefeitura de Arujá e Visual oferece curso de soldador

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Prefeitura, Senai e a empresa Visual, realiza curso de Soldador […]