Itaquá recebe selo de gestão eficiente em ranking estadual de gestão de resíduos sólidos

Índice avalia estratégias e projetos desenvolvidos durante o ano de 2022

O município de Itaquaquecetuba se destacou na gestão de resíduos sólidos em um ranking elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, que avalia as 645 cidades de São Paulo.
Itaquá ficou em terceiro lugar entre os municípios do Alto Tietê e ganhou o selo de gestão eficiente pelo Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), que avalia estratégias e projetos desenvolvidos durante o ano de 2022.
O índice também serve para identificar fragilidades e oportunidades, além de subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas estaduais e municipais voltadas à melhoria da gestão.
A nota pode ser de 0 a 10 e o município alcançou 7,8965, atrás apenas de Salesópolis e Suzano e à frente de Guarulhos e Poá. Outros sete municípios da região tiveram nota mediana e dois foram classificados como ineficientes.
“Fiquei muito feliz de alcançarmos essa posição no ranking. Mostra que estamos no caminho certo e que a população está mais consciente e preocupada com o meio ambiente”, declarou a secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Yasmim Zampieri.
“Estamos investindo pesado nas questões ambientais no município e é gratificante ver que está dando bons resultados e que podemos conseguir mais recursos para continuar trabalhando em prol da causa”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

Iniciativas
Entre as ações desenvolvidas pelo município, destaca-se a criação da Guarda Ambiental para combater o descarte irregular e a criação do projeto EcoItaquá, que promove a educação ambiental através da arrecadação de tampinhas e caixas TetraPak pela troca de produtos no EcoBazar.
Já foram construídos 12 ecopontos em bairros diferentes e PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) foram instalados em equipamentos públicos para a arrecadação de recicláveis. Em junho é realizada a Semana do Meio Ambiente, com palestra e doação de mudas, e a secretaria também promove o plantio das mesmas pela cidade.
Ao longo do ano letivo, são realizadas palestras de educação ambiental nas escolas da rede municipal e visitas guiadas ao Parque Ecológico com instituições de ensino, grupos organizados e entidades beneficentes pelo programa Visita ao Parque.

Fotos: Dayane Oliveira e Caroline Assis

Compartilhar

Mais notícias

Câmara de Arujá aprova mais de 30 indicações voltadas à infraestrutura urbana

Na noite desta segunda-feira (10/11), a Câmara Municipal de Arujá realizou a 37ª Sessão Ordinária. O encontro contou com a […]

A Polícia Militar de Arujá age rapidamente e prende criminosos que tentaram roubar na Vila Gastronômica

Uma rápida ação da Polícia Militar de Arujá resultou na prisão de dois indivíduos que tentaram roubar um veículo na […]

Escola Técnica Municipal de Empreendedorismo 4.0 sedia seu primeiro evento

Na última quarta-feira (19), a Escola Técnica Municipal de Empreendedorismo 4.0 sediou seu primeiro evento. Trata-se do TechDay, um dia […]

Maiolino organiza mais uma edição do Futebol Solidário em Arujá

A Associação Doutores do Riso promoverá o Futebol Solidário 2022, jogo beneficente que tem como objetivo arrecadar recursos destinados a […]