Itaquá recebe selo de gestão eficiente em ranking estadual de gestão de resíduos sólidos

Índice avalia estratégias e projetos desenvolvidos durante o ano de 2022

O município de Itaquaquecetuba se destacou na gestão de resíduos sólidos em um ranking elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, que avalia as 645 cidades de São Paulo.
Itaquá ficou em terceiro lugar entre os municípios do Alto Tietê e ganhou o selo de gestão eficiente pelo Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), que avalia estratégias e projetos desenvolvidos durante o ano de 2022.
O índice também serve para identificar fragilidades e oportunidades, além de subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas estaduais e municipais voltadas à melhoria da gestão.
A nota pode ser de 0 a 10 e o município alcançou 7,8965, atrás apenas de Salesópolis e Suzano e à frente de Guarulhos e Poá. Outros sete municípios da região tiveram nota mediana e dois foram classificados como ineficientes.
“Fiquei muito feliz de alcançarmos essa posição no ranking. Mostra que estamos no caminho certo e que a população está mais consciente e preocupada com o meio ambiente”, declarou a secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Yasmim Zampieri.
“Estamos investindo pesado nas questões ambientais no município e é gratificante ver que está dando bons resultados e que podemos conseguir mais recursos para continuar trabalhando em prol da causa”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

Iniciativas
Entre as ações desenvolvidas pelo município, destaca-se a criação da Guarda Ambiental para combater o descarte irregular e a criação do projeto EcoItaquá, que promove a educação ambiental através da arrecadação de tampinhas e caixas TetraPak pela troca de produtos no EcoBazar.
Já foram construídos 12 ecopontos em bairros diferentes e PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) foram instalados em equipamentos públicos para a arrecadação de recicláveis. Em junho é realizada a Semana do Meio Ambiente, com palestra e doação de mudas, e a secretaria também promove o plantio das mesmas pela cidade.
Ao longo do ano letivo, são realizadas palestras de educação ambiental nas escolas da rede municipal e visitas guiadas ao Parque Ecológico com instituições de ensino, grupos organizados e entidades beneficentes pelo programa Visita ao Parque.

Fotos: Dayane Oliveira e Caroline Assis

Compartilhar

Mais notícias

Fundo Social e Aecia enviam segunda carreta de donativos para o Sul; arrecadações continuam neste domingo (19)

Mais uma carreta carregada de donativos será enviada pelo Fundo Social de Solidariedade, liderado pela primeira-dama Clau Camargo, em parceria […]

Inscrições para o Programa Municipal “Viva Esporte” começam no próximo dia 31

A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, dará início às inscrições do Programa Municipal “Viva Esporte” […]

Com investimento de mais de R$ 600 mil, GCM de Itaquá recebe cinco novas viaturas

Em mais um investimento de reforço à segurança, na tarde desta sexta-feira (24), a Prefeitura de Itaquaquecetuba contemplou a Guarda […]

Noite italiana em Arujá: Gastronomia, música e apoio às crianças autistas

No próximo dia 23 de novembro, das 19h às 23h, o Salão Social do Hill’s, localizado na Rodovia Pedro Eroles, […]