O Jornal da Cidade acompanhou, na quarta-feira, 08 de fevereiro, uma dinâmica realizada nas dependências da Meiwa Embalagens, a qual faz parte de diversos projetos de preservação ambiental levados a efeito pela empresa.
O evento, que contou com a participação de parceiros da Meiwa na questão ambiental, versou sobre coleta e descarte correto do óleo vegetal (óleo de cozinha), levando informações importantes à grande parte dos colaboradores da empresa. Nele ocorreram palestras explicativas, perguntas e respostas, e entrega de folders sobre o tema “ciclo da água”, além da solicitação para que repassassem a mensagem aos familiares e amigos.
Vale lembrar que a Meiwa Embalagens, radicada em Arujá há cerca de 31 anos (Km 203,6 – Via Dutra), muito mais que fazer produtos de alta qualidade, usando poliestireno expandido (EPS), conhecido pela marca Isopor®️, no transcorrer da sua trajetória evoluiu também para embalagens sustentáveis, reutilizáveis, recicláveis e biodegradáveis, sempre primando pela logística reversa. Neste sentido investe constantemente em máquinas e equipamentos utilizados em diversos projetos sócio ambientais nos mais diversos Estados do Brasil. Entre eles está o Movimento Viramais. Trata-se de um movimento global, criado e patrocinado pela Meiwa, que, juntamente com diversos parceiros, abriga projetos sociais, os quais, além de gerar renda à cooperativas de catadores, atua também no sentido de conscientizar as pessoas sobre o descarte correto, e a reciclagem para transformação dos descartáveis em novos produtos, deixando de poluir o Meio Ambiente.
No trabalho realizado na quarta-feira, o objetivo é que o óleo vegetal, depois de usado e frio, seja acondicionado em embalagens plásticas (garrafas ou potes), e levado aos postos de coleta existentes no município. Em Arujá, por exemplo, este material será destinado à CORA (Cooperativa de Reciclagem de Arujá), e posteriormente adquirido por uma empresa parceira do projeto para que seja transformado em biodiesel. Isso evitará que o óleo deixe de ser despejado na pia da cozinha, indo para os encanamentos, tubulações e, por fim, chegue aos córregos ou rios, poluindo drasticamente a água que deverá ser tratada para uso nas residências.
Entre as ações do Movimento Viramais, idealizado e bancado pela Meiwa, destacam-se: a cessão em comodato da máquina redutora do EPS, a capacitação e a assistência técnica contínua para as cooperativas, e a instalação de PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) exclusivos para o EPS (Isopor®️).
Neste projeto a Meiwa conta, desde 2009, com a importantíssima parceria da Indústria e Comércio de Molduras Santa Luzia. A empresa adquire das cooperativas o resultado da extrusão do EPS para produzir rodapés, perfis, molduras, entre outros produtos utilizados na construção civil, além de itens utilizados no setor de educação, entre eles as réguas. Vale salientar que os produtos feitos deste material possuem longa durabilidade, e, se por qualquer motivo tiverem que ser substituídos, se entregues à Santa Luzia, voltam a ser reciclados.
Segundo Ivam Michaltchuk, diretor técnico, professor e educador ambiental, que atua na empresa há 22 anos, a parceria com a Santa Luzia já transformou mais de 90 mil toneladas de EPS em produtos de alta qualidade e durabilidade.
Representando a Santa Luzia no evento esteve presente a gerente nacional de Captação de Matéria Prima, Vanessa Villalta, que é mestre em saneamento ambiental.
Vale ainda destacar que a Meiwa Embalagens é detentora de diversos prêmios advindos dos trabalhos e projetos desenvolvidos na preservação ambiental.
Mais notícias
CCR RioSP e Instituto CCR fazem campanha para pedestres em Arujá com apoio do Departamento de Trânsito da cidade
A CCR RioSP e o Instituto CCR, em parceria com o Projeto Help e o Departamento de Trânsito de Arujá, […]
Arujá Rumo ao Desenvolvimento: mais de 4 mil vagas geradas em dois anos e meio
Desde que assumiu a Prefeitura de Arujá, o prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, elegeu um “mantra” para sua gestão: […]
Eleições 2024: Apenas dois candidatos na disputa para o cargo de prefeito
As eleições de 2024 em Arujá apresentam um cenário atípico, com apenas dois candidatos disputando o cargo de prefeito. Mais […]
Técnicos da região iniciam capacitação do Programa Cidades Sustentáveis
Prefeitos e gestores dos municípios do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê reuniram-se na última quarta-feira […]