Projeto de Paulinho Maiolino cria Semana de Prevenção ao Câncer de Boca

Foi aprovado por unanimidade na última sessão ordinária da Câmara de Arujá o projeto que cria no município a Semana de Prevenção e Diagnóstico ao Câncer de Boca. Com o intuito de salvar vidas através da prevenção, a iniciativa é de autoria do vereador Paulo Henrique Maiolino (PSD), o Paulinho Maiolino, militante na causa.
De acordo com Paulinho, na primeira semana de novembro deverão ocorrer atividades de informação pública para o diagnóstico precoce de lesões bucais possíveis de evolução cancerígena, bem como atividades de intercâmbio técnico entre os profissionais da rede pública e demais técnicos interessados. As ações serão desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde.
De acordo com o projeto apresentado pelo vereador, o câncer de boca são tumores malignos que têm como localizações primárias os lábios, a cavidade oral, as glândulas salivares e a orofaringe. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe (11.180 em homens e 4.010 em mulheres).
“Pretendemos desenvolver ações preventivas, campanhas educativas e encaminhamento de usuários em situação de risco para atendimento individualizado nas UBSs e Centros de Especialidades Odontológicas, pois acredito que a criação de uma política de prevenção ao câncer de boca em Arujá, com critérios de diagnóstico, tratamento e atendimento, garantirá o direito à saúde a todos”, ressaltou o vereador.

Compartilhar

Mais notícias

Em Brasília Camargo solicita novo viaduto na entrada de Arujá

Mauricio Colim, presidente do CIESP Guarulhos, Alencar, Maurício Drummond – ANTT, deputados Zarattini e Jilmar Tatto, e o ex-vereador de […]

Coquetel marca inauguração oficial da Prainha Arujá

Areia, esporte e muita descontração para a região do Alto Tietê, assim é a Prainha Arujá, novo ponto de encontro […]

Maiolino organiza mais uma edição do Futebol Solidário em Arujá

A Associação Doutores do Riso promoverá o Futebol Solidário 2022, jogo beneficente que tem como objetivo arrecadar recursos destinados a […]

Abelzinho destina R$ 272,8 mil para reforma da UBS do Jardim Real

O vereador Abelzinho (PL) elegeu a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Real como prioridade na área […]