ProJovem Itaquá completa um ano com mais de 1,8 mil jovens atendidos

Espaço se consolida como polo de formação, cultura e inclusão

O ProJovem de Itaquaquecetuba completa um ano de atividades nesta sexta-feira (27) com resultados expressivos e impacto direto na vida de mais de 1,8 mil jovens do município. Vinculado à Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, o espaço se consolidou como uma referência em formação integral, inclusão digital, acesso à cultura e pre-paração para o mercado de trabalho, além de oferecer apoio estratégico para o ingresso em universidades, orientando e apoiando os jovens na conquista de seus objetivos acadêmicos e profissionais.
“A juventude de Itaquá merece oportunidades reais de crescimento. Em apenas um ano, o ProJovem mostrou sua força como espaço de acolhimento, formação e incentivo aos sonhos. Cada jovem impactado representa um futuro em construção”, afirmou a secretária Hadla Issa.
Entre os destaques estão os 10 cursos profissionalizantes livres atualmente em andamento nas áreas de tecnologia, comunicação, criatividade e inovação, além do cursinho preparatório para vestibulares Aprova Itaquá. As formações envolvem desde design gráfico, produção de conteúdo com inteligência artificial, fotografia com smartphones, desen-volvimento de jogos 2D, programação web e pilotagem de drone, até oficinas de moda, ilustração, social media, pod-cast e youtuber.
O espaço também promove ações que ampliam o repertório cultural e o protagonismo juvenil, com visitas pedagógicas a equipamentos como a Pinacoteca, Memorial da Resistência e Sesc Pompeia, que aproximam os estudantes da arte, história e cidadania.
Outra iniciativa marcante é o “Papo reto com profissional”, que já discutiu sobre a saúde mental na juventude e prepa-ra novas edições sobre diversidade e sexualidade. O projeto promove rodas de conversa com especialistas e aproxima os jovens do mundo do trabalho e das questões sociais.
O “Porta do Enem” também se destaca como uma ação estratégica de acompanhamento aos estudantes, desde a isenção da taxa até a aplicação da prova, com simulados e orientação contínua. Já o cursinho Aprova Itaquá oferece oficinas semanais e plantões de dúvidas sobre temas como redação, matemática e atualidades.
“É uma grande alegria ver o crescimento dos jovens da cidade. Eles merecem todo o cuidado e investimento no seu futuro. Estamos trabalhando para formar profissionais preparados e construir uma Itaquá melhor”, destacou a primei-ra-dama e presidente do Fundo Social, Mila Boigues.
“O ProJovem é prova de que quando o poder público acredita no potencial dos jovens, os resultados aparecem. Segui-remos avançando para garantir mais oportunidades e um futuro promissor para todos”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.

Compartilhar

Mais notícias

Fundo Social e Aecia enviam segunda carreta de donativos para o Sul; arrecadações continuam neste domingo (19)

Mais uma carreta carregada de donativos será enviada pelo Fundo Social de Solidariedade, liderado pela primeira-dama Clau Camargo, em parceria […]

Construção do terminal urbano de Itaquá é contemplado no novo PAC

Contemplada pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, que teve destaque para obras de mobilidade e drenagem urbana, […]

Inscrições para a 2ª edição do Programa Prospera Família estão abertas

Estão abertas as inscrições para o Programa Estadual de Capacitação e Empreendedorismo, em parceria com a Prefeitura de Arujá, voltado […]

Leilão do Rodoanel Norte é vencido pela Appia; malha viária vai valorizar Arujá e o Alto Tietê

O Governo de São Paulo concedeu o Trecho Norte do Rodoanel à iniciativa privada na última terça-feira (14). O lote […]