Região do CONDEMAT+ ganha Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência

Unidade tem 20 vagas para atender municípios e é a primeira no modelo regional

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) dá mais um importante passo nas políticas públicas para as mulheres com a implantação do Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres em Situação de Violência – Casa Abrigo. Já em funcionamento, e a primeira no modelo regional, a unidade possui 20 vagas disponíveis para acolher mulheres e seus filhos menores de idade.
O novo serviço foi implantado com cofinanciamento do Governo do Estado e atende as cidades de Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Poá. Na última quarta-feira (24) as equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) se reuniram para alinhar o fluxo de acolhimento.
O presidente do CONDEMAT+, Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis, destacou que a instalação da unidade fortalece a rede de Assistência Social regional e é resultado de um importante trabalho realizado nos últimos anos. “O consórcio já mantém ações de acolhimento temporário para as mulheres vítimas de violência e agora, com a Casa Abrigo, ampliamos nossa atuação. Essas iniciativas consorciadas colaboram para expandir os serviços, ajudam a reduzir os custos e oferecem atendimento de excelência para os moradores da região”, avaliou.
O Serviço de Acolhimento para Mulheres em situação de violência está em atividade desde o final do último ano e é executado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Recomeçar, entidade especializada no atendimento de mulheres vítimas de violência há mais de 15 anos no Alto Tietê.
O novo equipamento se soma aos esforços do consórcio na área de políticas para mulheres, que desde junho de 2022 mantém o programa Acolhe, em parceria com o Instituto Avon e o Grupo Accor, o qual disponibiliza abrigo temporário em hotéis para mulheres em situação de violência doméstica, caso necessitem deixar suas casas, além de um leque de ações assistenciais.

Compartilhar

Mais notícias

Investimento em Educação supera os R$ 67 milhões no 1º quadrimestre de 2025

Os investimentos em Educação superaram os R$ 67 milhões durante o 1º quadrimestre de 2025, de acordo com dados apresentados […]

Apae de Arujá recebe Fiat Strada 0Km

A Prefeitura de Arujá, representada pelo prefeito Luis Camargo, juntamente com a secretária municipal Marina Bernardo, da Assistência Social, e […]

‘Câmara no Seu Bairro’ é aprovado em Arujá e vira tema de encontro com presidente da Câmara de SP

Na última sessão da Câmara Municipal, foi aprovado o projeto de lei “Câmara no Seu Bairro”, uma iniciativa que visa […]

Com emenda de Lucena, GCMA agora conta com viatura “Maria da Penha”

A Guarda Civil Municipal de Arujá (GCMA) agora vai contar com uma viatura específica para realizar a “Patrulha Maria da […]