Segundo semestre com várias obras e melhorias na cidade

Ainda fazendo a retrospectiva de 2023 em Arujá, o segundo semestre foi igualmente movimentado com diversas obras, programas municipais e benfeitorias para a cidade. Em julho, títulos foram entregues no dia 8 a moradores do Núcleo São Bento e do Núcleo Jardim Josely, totalizando 764 imóveis regularizados na atual gestão, o que inclui 313 que tiveram legalização de posse. No dia 9, o Fundo Social de Solidariedade promoveu a união de 25 casais, durante a 2ª edição do Casamento Comunitário, em uma cerimônia belíssima e com festa e figurino das noivas totalmente gratuitos no Arufest, que gentilmente cedeu o espaço para o evento.
Em 2 de agosto, o prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, anunciou as obras do Pró-Criança, que tem prazo de conclusão previsto para 2024 e que vai fazer a diferença na vida de muitos pais e mães de Arujá. Em 8 de agosto, a comitiva japonesa da Província de Fukui foi recepcionada pelo prefeito no Parque dos Ipês, para conhecer a cidade, estreitar laços e formalizar parcerias. Lembrando que foi entre agosto e setembro que houve a tradicional Aflord, a feira de flores e plantas, que tem forte participação da comunidade japonesa em Arujá.
Os cerca de 40 mil moradores do bairro mais populoso de Arujá também ganharam, em 9 de agosto, um poderoso reforço na estrutura de saúde pública local. A Prefeitura entregou o prédio ampliado e revitalizado da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dona Avelina Maria Rosa”, localizada na rua Pedro Severino Martins, 231, no Parque Rodrigo Barreto. As novas instalações, que estão agora no espaço onde antes era a Secretaria Municipal de Saúde, permitiram incrementar em 50% a capacidade mensal de atendimentos, saltando de 6 mil para 9 mil, por conta da construção de 12 novas salas no complexo, chamado de UBS do Barreto, que passou a ter 33 salas. Do mesmo modo e no mesmo período, a USF do Jardim Emília foi entregue pela Prefeitura totalmente revitalizada e o prefeito Dr. Camargo anunciou, na ocasião, que irá construir uma nova unidade de saúde na localidade e que manterá esta para atendimento da população. Em agosto, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Arujá também recebeu uma ampla reforma, pensada para ser modelo para os outros equipamentos de saúde da cidade, contando, inclusive, com Wi-fi livre, sendo a primeira na cidade a dispor deste diferencial. Agosto trouxe ainda uma obra bastante aguardada pelos familiares de bebês com necessidade de UTI Neonatal, que precisavam correr atrás do serviço em outros municípios para salvá-los. Agora, eles não precisam mais se deslocar para cidades vizinhas, em casos de urgência com recém-nascidos, pois a Prefeitura de Arujá inaugurou, no dia 25, a 1ª Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da história da cidade. O equipamento funciona na Maternidade Municipal “Dalila Ferreira Barbosa”, no Jardim Renata. Agosto fechou ainda com o saldo da Campanha do Agasalho, do Fundo Social de Solidariedade, que, sob o tema “Doe Carinho e Amor”, distribuiu mais de 40 mil peças de roupas e cobertores às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.
Já setembro foi o mês de apresentação da 1ª Banda Sinfônica Municipal, que marcou também o início da Primavera em Arujá e, em outubro, o Fundo Social de Solidariedade realizou uma grande festa de Dia das Crianças no Estádio Municipal “Dr. Armando Maiolino”, para mais de 5 mil pessoas, com sorvete à vontade, hot dog, algodão doce, pintura facial, brinquedos infláveis, shows infantis e distribuição de bolas. Outubro foi um mês de comemorações, principalmente devido ao fato de Arujá ter um dos menores índices de desemprego na região, o que comprova a eficácia das Políticas Públicas voltadas à geração de emprego e renda. Foi neste mês que a Prefeitura anunciou ter recebido, com entusiasmo, a notícia de que, conforme os dados (relativos a setembro de 2023) do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município bateu o recorde de 30.082 postos de trabalho com carteira assinada. Em 18 de outubro, Arujá inaugurou com o governo federal e a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a 1ª agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na rua Albuquerque Lins, 101, Centro, sendo a primeira do Estado com energia solar. Outubro foi o mês escolhido para o anúncio do Mutirão de Cirurgias, uma iniciativa da atual gestão, com o intuito de agilizar a fila da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) no município. Pelo programa, mais de 600 cirurgias, de diversas especialidades e que eram aguardadas há anos pelos pacientes arujaenses, foram realizadas em parceria com hospitais privados da cidade e região e continuam sendo.
Novembro teve o anúncio do Programa Municipal “Desenvolve Arujá”, contendo um pacote de incentivos fiscais para atração de mais investimentos na cidade e geração de mais empregos, principalmente para os moradores locais. E outra grande novidade: pela primeira vez na história de Arujá o município será contemplado com 150 imóveis pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida”. A notícia foi dada depois que o prefeito Dr. Camargo e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, foram até o Palácio do Planalto, em Brasília, para buscarem mais detalhes sobre o anúncio. No dia 28 de novembro, a Prefeitura de Arujá sediou mais um marco rumo ao desenvolvimento da cidade. O prefeito Dr. Camargo assinou, junto ao delegado de Guarulhos da Receita Federal do Brasil (RFB), Júlio Sérgio Ferreira Cabrales, o Termo de Cooperação para a implantação de um Ponto de Atendimento Virtual (PAV), com serviços do órgão, em Arujá.
Em dezembro, a Prefeitura inaugurou a pista de pump track na avenida João Manoel no dia 10. No dia 11, foram apresentados, no Parque dos Ipês, 24 novos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Arujá (o 25° chegará em breve), o que representa um aumento de 50% no número do efetivo da corporação. A GCM de Arujá também recebeu novas viaturas para engrossar a já robusta frota da corporação. O último mês do ano teve ainda, como não poderia deixar de ser, mais uma edição do Natal Encantado de Arujá, que recebeu um público de cerca de 30 mil pessoas e movimentou cerca de R$ 3 milhões na economia local, durante os 20 dias do evento, que teve apresentação de ballet, Coral, Cantata Natalina com projeção mapeada, neve artificial e Papai Noel descendo um prédio de rapel, Parada de Natal com diversos personagens, Corrida de Natal com arrecadação de alimentos para o Fundo Social e uma inovação: a pista de patinação no gelo. Shows com artistas locais e cantores conhecidos nacionalmente, como Guilherme Arantes, Luiza Possi e Família Lima encerraram a programação, que foi do dia 2 a 22, e encantou a população arujaense e os turistas.
E o Fundo Social de Solidariedade levou, com o Fundo Social Móvel, o “Papai Noel nos Bairros”, por todos os cantos da cidade, onde a presidente e primeira-dama Clau Camargo distribuiu com sua equipe 1,5 mil cestas básicas e panetones e 5 mil brinquedos e doces, para a alegria das famílias e crianças de Arujá.
Para fechar com chave de ouro o ano de 2023, Arujá conquistou a certificação do Município Verde & Azul, despontando como uma das cidades mais sustentáveis do Estado de São Paulo, comprovando que é possível se desenvolver com respeito ao meio ambiente e, desta forma, fazer jus ao título de Cidade Natureza.

Compartilhar

Mais notícias

Swift inaugura primeira loja sustentável do grupo em Arujá

Feita com 1.700 quilos de plástico reciclado, a Swift inaugurou ontem (01), em Arujá, uma loja ecologicamente correta. Localizada no […]

Prefeitura de Itaquaquecetuba e Instituto Irmãos Nogueira entregam quase mil kimonos aos estudantes

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Educação e o Instituto Irmãos Nogueira realizaram a entrega de quase […]

Polícia Civil de Arujá liberta vítimas de roubo mantidas reféns dentro de carro

Um rapaz de 19 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Arujá na tarde desta sexta-feira (30) no […]

Câmara promove Musical de Natal no domingo

Após o sucesso do acender das luzes do prédio do Legislativo, com direito a contagem regressiva e muita animação, a […]